27 março 2009

Apagão pelo Planeta



Amanhã, pelas 20h30 locais, pessoas de todo o mundo são desafiadas a apagarem as suas luzes por uma hora - a Hora do Planeta.



O objectivo é que mil milhões de pessoas, em mais de 1000 cidades, se unam em torno deste movimento e com este gesto simbólico mostrem que é possível tomar medidas contra o aquecimento global.

Para participar registe-se no site Hora do Planeta.

3 bitaite(s):

Anónimo disse...

Relativamente a iniciativas deste género, recebi uma altura o seguinte email de um professor:
"Peço desculpa de ser seco, mas a ocasião exige-o:

A ideia do apagão voluntário é um enorme disparate, que pode ter consequências graves no funcionamento do sistema (até ao limite de um apagão a sério, de que se leva horas a recuperar, com custos enormes) e em qualquer caso provocaria mais consumo de combustíveis do que o que eventualmente poderia poupar.

Portanto, não adiram e digam a toda a gente para não aderir.

Manuel Matos
Professor Catedrático
DEEC

PS: Quem quiser fazer alguma coisa pelo ambiente, pode fazê-lo todos os dias, sem iniciativas espectaculares mas com resultados positivos."

DEEC = Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Esta ideia lembra-me também da seguinte história:
Uma central electrica , seja ela hidrica ou termica, não está preparada para suportar variações bruscas da carga!

Só para se ter uma ideia, no final dos anos 60, ocorreu um apagão na Inglaterra no dia em que foi pela primeira vez transmitido na TV o filme 'E tudo o Vento Levou'.
Era uma noite fria de Inverno, o filme é longo e terminou muito tarde. Há hora em que o filme terminou muita gente apagou a televisão e as luzes o que provocou que vários geradores embalassem e saissem do sincronismo, logo, tiveram de ser desligados da rede. Nessa altura, os que ficaram ligados perderam velocidade por não aguentarem a carga e tiveram de sair da rede pelo mesmo motivo. Perda de sincronismo.

Um após o outro todos as Centrais ficaram fora da rede.... Na época demorou três dias a repor o abastecimento de energia em toda a Inglaterra.

"O guerreiro" =P disse...

A MAIORIA DAS PESSOAS DESCONHECE ISTO :\

Helder disse...

Eu vou aderir, alias já avisei o maior número de amigos, ha que fazer alguma coisa, algo radical, o mundo esta cansado de conversa...

Enviar um comentário