28 agosto 2008

Camuflagem

O fotógrafo chinês Liu Bolin utiliza pinturas corporais para criar composições em que os seus modelos se confundem com o ambiente que os rodeia.





A galeria completa pode ser vista aqui.

22 agosto 2008

A vista de cima



Uma visão a 360º do pavilhão olímpico de natação a partir da plataforma de 10 metros.

21 agosto 2008

Parabéns Nélson!



Com a marca de 17 metros e 67 centimetros Nélson Évora conquista o ouro para Portugal no triplo salto.

20 agosto 2008

14



Como dizia o poeta, todas as cartas de amor são ridículas, por isso desculpem desde já o texto que se segue:

Catorze anos. Fecho os olhos e revejo o momento exacto em que te conheci. Nunca imaginei o impacto que aquele acaso iria ter nas nossas vidas. Começamos nervosos e sem manual de instruções para a construção de uma vida a dois. Fomos dando pequenos passos e alguns tropeções pelo caminho. Mas é de tudo isto que uma vida se constrói, que uma paixão se transforma num amor cúmplice. Poder estar aqui, ao teu lado, catorze anos depois, é uma honra e um privilégio para mim.
Amo-te muito, Zig.

19 agosto 2008

Oktapodi

A saga do invencível amor de dois polvos numa divertida curta-metragem premiada em vários festivais de animação:


18 agosto 2008

(in)Glórias do desporto nacional



Finalmente um lugar no pódio para Portugal. Um honroso segundo lugar para Vanessa Fernandes numa das provas mais duras dos Jogos, o triatlo. Depois das provas de natação e ciclismo muito equilibradas, a sua maior rival, a australiana Emma Snowsill, conseguiu um arranque fantástico na prova de corrida. Sem possibilidade de chegar ao ouro, Vanessa defendeu e bem a segunda posição. Mais não se pode pedir a um atleta.

Entretanto Vanessa foi também notícia pelos puxões de orelhas que deu a outros atletas da delegação portuguesa que vão "passear" até Pequim. Disse a atleta, "A alta competição não é brincadeira nenhuma. Não é fazer meia dúzia de provas, andar a receber uma bolsa e está feito. Muitos não vêem bem a realidade das coisas. Não têm a noção do que isto significa. Se calhar por termos facilidades a mais (...) É que há pessoas a quem lhes é igual ficar em 50º ou 20º ou o que quer que seja. Nunca pensaria assim. Até ficava desiludida se pensasse dessa maneira. Os resultados é que me dão ambição para fazer melhor para a próxima. E nunca estou satisfeita".

Embora não tenha mencionado nenhum atleta em concreto,basta ver o comportamento e declarações de alguns atletas para confirmar as afirmações de Vanessa: "Marco Fortes (lançamento do peso) disse, após a eliminação, que não se adaptou ao horário matinal da sua prova. "De manhã só é bom é na caminha, pelo menos comigo", disse o lançador do Sporting, de 25 anos, eliminado no passado dia 15, com dois lançamentos nulos e um lançamento a 18,05m, bem longe do seu melhor (20,13m). Jéssica Augusto, após a eliminação na prova dos 3.000 obstáculos, anunciou que iria de férias, justificando o abandono da corrida dos 5.000 metros dizendo que não participaria porque "não vale a pena", dada a forte concorrência africana. Arnaldo Abrantes, eliminado nos 200m com um dos piores tempos, e Vânia Silva, eliminada na prova do lançamento do martelo, também fizeram declarações que estão a suscitar reacções diversas. Abrantes justificou a sua fraca prestação com o facto de ter "bloqueado" quando viu o estádio olímpico cheio, enquanto Vânia Silva admitiu que "não é muito dada a este tipo de competições" [os Jogos Olímpicos]."

Agora resta torcer para que alguns dos atletas a sério, como Nelson Évora e Naide Gomes consigam mais alguma medalha para o nosso país.

15 agosto 2008

Instantâneos insólitos



Para criar as suas composições, o artista francês Philipe Ramette gosta de se colocar em situações improváveis usando o seu tradicional fato preto.



Duas galerias de imagens com alguns dos seus trabalhos podem ser vistas aqui e aqui.

14 agosto 2008

Citação do dia


"In the 21st century, nations don’t invade other nations."
John McCain ao comentar o conflito entre a Rússia e a Georgia.

13 agosto 2008

Doces amargos

De ideias verdadeiramente más...



...a interpretações à letra das instruções dos pedidos...



...uma galeria completa de bolos desastrosos.

12 agosto 2008

Pequenas (des)ilusões

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos foi sem dúvida espectacular, mas agora veio a público que nem tudo foi o que parecia.



O espectacular fogo-de-artifício foi na maior parte verdadeiro, mas as explosões circulares que percorreram Pequim desde a Praça Tiananmen até ao Estádio Olímpico foram simuladas por computador. A justificação é que era demasiado perigoso um helicóptero estar tão perto do fogo.



Por outro lado todos ficaram encantados com a actuação da pequena Lin Miaoke que cantou o hino chinês. Na verdade foi um playback bem conseguido já que a voz era de outra criança, Yang Peiyi, substituida à última da hora porque a sua "imagem" não era perfeita para a ocasião. Mas pelos vistos a voz era...

Estes pormenores não retiram nada à espectacularidade da abertura mas fazem sempre pensar: o que mais não foi verdade?

09 agosto 2008

Abertura em grande



Galeria de imagens da cerimónia de abertura das Olimpíadas de Pequim. Para mim os momentos altos foram os 2008 tambores iniciais e o acender da tocha olímpica. Simplesmente fantástico.

06 agosto 2008

Pequim 2008


Reinvenção digital



Ninfas em competições de lançamento de dardo, Nossas Senhoras do Petróleo e personagens da Rua Sésamo a voarem pelos céus são apenas alguns exemplos da criatividade do site Bouguereau Remastered, que usa o Photoshop para reeinventar as pinturas do mestre francês.


02 agosto 2008

Picasso a 3D

Uma fantástica viagem a 3 dimensões pelo quadro Guernica de Picasso. É sobretudo interessante a forma como destaca individualmente cada uma das figuras da composição.


01 agosto 2008

Sinalética original

Um parque de estacionamento em Melbourne utilizou uma técnica inovadora para orientar os automobilistas.



As direcções, quando vistas do ângulo correcto, formam enormes palavras que não permitem enganos. Vistas de perto percebe-se que a "tela" inclui as paredes, o tecto e o chão num jogo com a noção de perspectiva.



Mais imagens aqui.