30 julho 2008

Anime imaginativo

Uma curiosa recriação dos famosos desenhos animados japoneses utilizando figuras de papel em interacção com o mundo real.





Mais imagens aqui.

26 julho 2008

Olha quem fala...


"No regime should ignore the will of its own people"
Palavras de George Bush numa declaração sobre as novas sanções aplicadas ao Zimbabué.

25 julho 2008

O tempo que voa



Este mês tem sido especialmente intenso para mim. Além de um projecto de trabalho bastante complexo tive a visita do meu irmão vindo do Brasil. Desde que se mudou para lá há dois anos que esta altura é sempre vivida com muita antecipação por toda a família. As saudades acumulam-se e poder estar com ele, com a minha cunhada e com a minha afilhada novamente é um enorme prazer.

Infelizmente sabe sempre a pouco. Chegaram há três semanas e ontem já foram embora. Ficaram as memórias das jantaradas, dos convívios, das gargalhadas e do sorriso e jeito meigo da minha afilhada. Não é fácil tentar condensar um ano de saudades em poucos dias, mas temos de aproveitar o que a vida nos dá.

Agora eu e o Zintori estamos em dívida para com eles e por isso, em princípio, a próxima visita será nossa. Até lá, o conta-quilómetros da saudade já começou a marcar passo.

24 julho 2008

O rasto da guerra

Impressionante a comparação entre as fotos dos Paghan Gardens no centro de Cabul em meados dos anos 60 e a paisagem desoladora do mesmo local hoje em dia.



Um pequeno exemplo visual do poder destrutivo de uma guerra.

23 julho 2008

Aula de mestre



Em 1945, Pablo Picasso criou um conjunto de 11 litografias intituladas "Touro" que lentamente fazem a progressão de uma obra académica tradicional para uma representação abstracta.



Este conjunto de imagens acabam por representar um testemunho raro do processo de criação de um dos maiores pintores do século XX.



A colecção completa de litografias, com descrições individuais do processo de criação do pintor, pode ser vista neste link.

16 julho 2008

CarHenge

Nos Estados Unidos foi criada uma réplica do monumento megalítico de Stonehenge utilzando carros velhos:



Alguém teve com certeza muito tempo livre, mas o resultado ficou bem interessante...



Mais fotos aqui.

15 julho 2008

Texturas do planeta

Uma colecção de 30 fotografias de satélite da superfície da Terra que originaram imagens abstractas fantásticas como é o caso do Deserto do Kalahari na Namíbia...



...,o Lago Carnegie na Austrália...



...e o delta do Rio Ganges entre a Índia e o Bangladesh.


14 julho 2008

Alta manutenção

Um olhar irónico sobre os custos do iPhone:


Annus Horribilis



Este ano a marcha do orgulho LGBT do Porto focou um tema que me toca particularmente, o fenómeno do bullying. Uma triste realidade em que jovens (e não só) são descriminados, atacados e ofendidos por serem diferentes. Na altura em que eu estudava o termo não existia mas passei por isso pessoalmente. Lembro-me perfeitamente do dia em que um amigo meu, ao atravessarmos a rua para entrarmos no Liceu, me disse 'sabes que andam a dizer que és maricas?'. Isto apanhou-me completamente de surpresa. Nunca antes tinha tido qualquer problema. Sempre fui um adolescente tímido e discreto. O facto de saber que era homossexual era o meu maior segredo e numa questão de segundos o mundo à minha volta sabia dele. Mas pensei que fosse algo pontual e que o assunto se encerrasse rapidamente. Como estava enganado. O que se seguiu foram meses intermináveis de humilhação. Os ataques eram praticamente todos verbais, com algumas ameaças físicas à mistura que nunca se chegaram - felizmente - a concretizar. Lembro-me de contar os meses, semanas e dias para cada fim-de-semana, feriado ou período de férias: no fundo todas as alturas em que não era obrigado a suportar aquela realidade. Nunca me pude abrir com ninguém. Era impensável para mim fazê-lo na altura. Mas acabei por sobreviver. E no ano seguinte, entrei numa turma nova e nunca mais passei por algo do género. Anos mais tarde cruzei-me socialmente com um dos bullies. Sabendo os problemas que me tinha causado, o desconforto de ter de me cumprimentar era visível no seu rosto. É que eu já não era um menino frágil e assustado. Mas ele naquele momento parecia um.

Na verdade, eu tive sorte. Mas em muitos casos o resultado é bem mais dramático. A adolescência é um período especialmente frágil em que este tipo de comportamento pode ter resultados realmente trágicos. É um assunto para o qual a sociedade portuguesa está lentamente a despertar e um dos primeiros sinais foi a inauguração de uma linha de apoio telefónico (808 968 888) para este tipo de casos. É apenas o começo, mas já é alguma coisa.

12 julho 2008

I kissed a girl...

...and I liked it.



Uma summer song no seu melhor...

08 julho 2008

Azáfama...



...é o termo certo para descrever o meu dia-a-dia ultimamente e devido a isso o Farpas não tem sido actualizado. Mas prometo regressar em força na próxima semana! Até lá fiquem bem!

05 julho 2008

Joalharia insólita



A empresa de design francesa Duende lançou uma linha de joalharia intitulada Perle de Lait que usa leite materno como matéria-prima.

As mães interessadas em eternizar o seu leite enviam uma garrafa cheia dele para o laboratório da empresa, onde a caseína do leite é solidificada e transformada em plástico. A matéria final é moldada no formato de uma pedra preciosa e aplicada a colares, brincos ou outras peças decorativas.

04 julho 2008

Boys & Girls