31 maio 2008

Horrorshop

Uma combinação de má produção e overdose de Photoshop geralmente resultam em desastres como este:



É difícil mas a Vanity Fair conseguiu converter Angelina Jolie numa dona de casa desesperada com mais dez anos em cima...

30 maio 2008

Carpe Diem

Professor na Carnegie Mellon University, Randy Paush de 47 anos sofre de cancro terminal. A má notícia recebeu-a em Novembro de 2006 quando os médicos lhe deram 3 a 6 meses de vida. O professor ainda continua vivo e a lutar contra a doença.

Sabendo que não voltaria a leccionar, Randy resolveu participar de uma série de palestras promovidas pela Universidade em Setembro de 2007, naquilo que seria na realidade a sua derradeira aula. Nela falou de tudo, desde a sua infância, sonhos e ambições passando pela carreira académica e lembrando todos aqueles que o marcaram. Randy é um contador de histórias nato que polvilha uma hora e meia de lições de vida com apontamentos de humor e muita emoção à mistura. Por isso não é de admirar que esta sua última aula seja um dos vídeos mais populares da Internet e um de visionamento imprescindível:



O dia-a-dia da sua batalha contra o cancro pode ser acompanhado neste link.

28 maio 2008

unirosto



Shawn Feeney é um artista forense nova-iorquino que resolveu aproveitar as suas capacidades artísticas de uma forma inovadora. Para isso, ele lançou um projecto via Internet, em que junta o rosto de dois amigos. A ideia é unir os 64 primeiros casais que enviarem os seus retratos, para depois os transformar em 32 combinações que continuará a juntar sucessivamente até obter um único rosto. Todo o projecto deverá durar cerca de um ano a completar. A evolução do projecto e as primeiras 15 duplas unidas podem ser vistas neste endereço: http://www.shawnfeeney.com/bff.php.

Live Candy



Afinal confirma-se mesmo a presença de Madonna em Lisboa este ano. A cantora actuará no dia 14 de Setembro no Parque Bela Vista para uma plateia estimada em 75.000 pessoas.

Os bilhetes serão colocados à venda no próximo sábado de manhã (10h00) nos locais habituais: FNAC, Ticketline e restantes agências. O preço dos ingressos é de 60 euros.

27 maio 2008

Adeus a Pollack



Faleceu Sydney Pollack, o realizador de filmes como Os Cavalos Também Se Abatem, Tootsie e África Minha. Além de realizador, Pollack era também produtor e actor. A sua última interpretação no grande ecrã foi em Michael Clayton, pela qual obteve uma nomeação para Melhor Actor Secundário.

O actor faleceu ontem de cancro aos 73 anos.

25 maio 2008

(des)instruções

Um olhar irónico da revista Esquire sobre a montagem "faça-você-mesmo" dos móveis do IKEA:


(clicar na imagem para ampliar)

22 maio 2008

The russians are coming!

19 anos depois aí está o quarto filme da saga de Indiana Jones, desta vez passado durante a Guerra Fria.

20 maio 2008

A Itália dos pobres



É assim que o site Msnbc classifica Portugal num artigo dedicado a lugares turísticos favoráveis ao dólar. Embora já esteja dentro da zona euro, os baixos preços praticados no nosso país são um dos atractivos para o turismo norte-americano neste período de recessão. O destaque vai sobretudo para a zona norte do país onde a Casa da Música, o Castelo Santa Catarina e o vinho do Porto recebem menção especial.

Entre as outras sugestões para destinos turísticos em conta encontram-se Buenos Aires, Tunísia, Varsóvia e Ho An no Vietname.

Assim vai o mundo (edição LGBT)

O bom...

A filha do presidente cubano, Mariela Castro, presidiu a uma convenção de apoio aos homossexuais que decorreu durante o fim-de-semana em Havana.

Na sexta-feira à noite o filme Brokeback Mountain foi também exibido pela primeira vez em prime-time na televisão nacional.

Uma carta dos direitos dos homossexuais será discutida pelo parlamento cubano em Junho.

...e o péssimo

O presidente da Gâmbia,Yahya Jammeh, ameaçou cortar a cabeça a qualquer homossexual encontrado no país. Em Fevereiro, tinha sido anunciado que homossexuais do vizinho Senegal estavam a entrar no país para evitar a perseguição daquele governo.

Transformers (versão mobiliário)

Uma mesa redonda extensível (um conceito fantástico, mas não me parece muito segura para os dedos...)



Uma cadeira flexível onde se podem sentar até 16 pessoas.


5 (boas) razões para ter uma Wii

Depois de vários meses com a nova consola da Nintendo, estou rendido aos seus encantos.Inicialmente a mais-valia da consola era o seu comando sem fios que captava o movimento de braço do jogador, mas a plataforma continuou a evoluir e hoje existem muitas mais razões para ter uma Wii. Pela minha experiência aqui ficam algumas delas:

Gráficos: Super Mario Galaxy

Começo pelo (suposto) calcanhar de aquiles da consola: a sua capacidade gráfica. Já todos sabemos que a Nintendo optou por criar um sistema mais acessível e isso significa sacrificar um pouco as características técnicas. Mas na verdade quando os jogos são bem feitos e puxam ao máximo pela consola conseguem-se resultados visualmente fantásticos que nada ficam a dever aos seus concorrentes. E a Nintendo conseguiu isso logo nos primeiros meses de lançamento da consola com o Super Mario Galaxy. Um jogo deslumbrante e aditivo que é um prazer de jogar e de contemplar. E por isso não é coincidência que tenha sido eleito jogo do ano por vários sites e revistas da especialidade.

Interacção com a consola: Wii Fit

Na verdade Wii Fit é apenas um jogo que aproveita as capacidades da Wii Balance Board, esta sim uma das grandes inovações da consola. A WBB é uma espécie de plataforma (um pouco maior que uma balança) com sensores, que permite à Wii perceber o posicionamento do corpo. Desta forma atinge-se aquilo que sempre foi o nirvana das consolas: jogar com o próprio corpo em vez de um comando. Associado ao Wii Fit consegue-se um sistema de treinamento em casa que segundo as críticas e a minha experiência resulta realmente. A grande vantagem é que se faz exercício quase sem dar por isso, associando assim o útil ao agradável.

Interactividade entre jogadores: Boom Blox

Para quem conhece o jogo Jenga, o Boom Blox será levemente familiar. A ideia foi concebida por Steven Spielberg que, depois de experimentar a Wii e ter ficado impressionado com as suas capacidades, achou que era uma excelente plataforma para jogos que reunissem a família (algo sempre muito presente em todos os projectos do realizador). Por isso não é de admirar que este novo jogo, em que o objectivo é derrubar estruturas de blocos cada vez mais complexos, tenha o seu ponto forte na interactividade entre os jogadores, que podem colaborar ou competir entre si. Um outro factor de sucesso do jogo é o facto de as leis da gravidade serem seguidas com rigor, o que implica que todos os movimentos, ângulos e força dos jogadores contam para o resultado final. E nem mesmo o modo para um só jogador foi descurado já que conta com imensos níveis (cerca de 400!) com objectivos progressivamente mais ambiciosos e desafiantes.

Interactividade na net: Mario Kart

Um clássico da Nintendo que chega agora à Wii com uma característica adicional: a interactividade entre jogadores através da net. Assim é possível jogar contra os nosso amigos que também tenham uma Wii ou contra outras pessoas no mesmo continente ou à volta do mundo. Além do método de competição tradicional, nas pistas existentes, existem também competições em que o objectivo é completar os percursos (totalmente novos ou adaptados dos existentes no jogo original) no menor tempo possível até à data de encerramento da competição.

Descarregamentos directos: Lost Winds

Desde hoje na Europa também é possível descarregar jogos directamente através da Internet para a consola. São jogos mais pequenos e que pretendem sobretudo dar uma oportunidade a pequenos programadores de divulgarem as suas obras sem os custos associados a uma distribuição física de discos. E se o receio fosse que estes jogos, por terem de ser obrigatoriamente de tamanho mais pequeno, não tivessem muita qualidade, a primeira fornada que inclui Lost Winds desengana completamente essa noção. Este jogo, em que o jogador representa o vento que carrega a personagem principal, não deixa nada a dever a outros distribuídos comercialmente. Com um design lindíssimo e uma estrutura de jogo bem concebida, Lost Winds deixa antever as grandes possibilidades deste novo meio de distribuição.

19 maio 2008

Finalmente...



...7 anos depois de Moulin Rouge, o novo filme de Baz Luhrmann, Australia, começa a tornar-se uma realidade.

Na nova película, Nicole Kidman e Hugh Jackman protagonizam uma história de amor e aventura passada nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. Kidman é uma aristocrata inglesa que herda uma propriedade no norte da Austrália. Relutantamente junta-se a Jackman quando os barões do gado ingleses se tentam apossar da sua terra. Para manter as suas 2000 cabeças de gado seguras o casal tem de atravessar o país que entretanto começa a ser atacado pelos japoneses.

Hoje finalmente saiu o primeiro trailer que pode ser visto no site da Apple. Visualmente é tudo o que se espera do realizador. O resto infelizmente só vamos poder conferir perto do Natal...

Calor humano



Esta semana, o norte de Portugal terá as ruas tomadas por activistas serenos, que empunharão cartazes oferecendo abraços grátis aos peões nas ruas de Braga, Porto, Guimarães e Famalicão.

Este movimento, que pretende promover o resgate dos valores humanos que vêm sendo perdidos no dia é dia, é uma idéia original de Juan Mann e já se tornou um fenómeno mundial. Por cá a iniciativa parte do naturopata Arnaldo V. Carvalho e de um grupo de terapeutas bracarenses.

Os abraços grátis acontecem por cá nos seguintes dias:
Braga: Dia 19, as 17 horas, na Avenida Central (próximo ao chafariz)
Porto: Dia 20, na Rua Santa Catarina as 15H e ao pé da Câmara na Baixa do Porto, às 17H.
Famalicão: Dia 19, as 15H horas, próximo ao restaurante Gosto Superior, no centro da cidade.
Guimarães: Dia 21, 16H, próximo ao Paço dos Duques e no centro.

Por isso, se passarem por um desses sítios, já sabem, deixem-se abraçar!

Profissão de risco

Uma compilação de pequenas quedas e grandes tombos na passarela.


16 maio 2008

Muto

Um fantástico vídeo do artista italiano BLU em que paredes, muros e passeios de Buenos Aires são usados como uma tela animada.


15 maio 2008

Monogamia automóvel

Fotos do antes e depois de pessoas que conduziram o mesmo carro durante muitos anos. Um ensaio fotográfico de Matteo Ferrari que ganhou o prémio ARTE 2007. Um autêntico testamento à paixão que une alguns automobilistas às suas máquinas.




Viseu abaixo de zero



Os bares de gelo estão a fazer sucesso por todo o mundo e agora foi a vez de Portugal receber o seu primeiro, em Viseu. Como é um bar com características específicas existem algumas curiosidades interessantes sobre o seu funcionamento:

1) Apenas é aconselhável uma permanência de meia-hora;

2) Só se pode beber 3 bebidas alcoólicas porque o seu efeito é cinco vezes superior ao tradicional;

3) Os copos também são feitos de gelo;

4) Cada cliente recebe casaco e luvas para entrar no bar.

Este bar faz parte do franchises minus5 cujo site pode ser consultado aqui. A foto acima é do bar da Cidade do Cabo mas como é permitido tirar fotografias rapidamente deverão começar a circular as do bar da cidade de Viriato.

10 maio 2008

Sustos digitais

A moda dos retoques fotográfico com o Photoshop está a virar uma epidemia como demonstra bem este site que tem uma apetência assustadora para transformar crianças e adolescentes em robots photoshopados.





Ver para crer na galeria online (passar o rato sobre as fotos para contemplar o "resultado").

08 maio 2008

A devastação do alto

A NASA disponibilizou hoje fotos que comparam Myanmar antes e depois da passagem do ciclone.



O número de mortos cresce todos os dias e por isso torna-se crítico que a junta que governa o país aceite a ajuda externa o mais depressa possível. Infelizmente Aung Naing Oo, um analista político exilado, disse que "apenas três pessoas no país inteiro podem tomar decisões, e uma delas é o astrólogo do alto general". Triste...

07 maio 2008

Software (legal) à borla


O blog Raymond.CC é um dos meus favoritos para encontrar freebies e promoções na web. Hoje ele expôs uma forma de se conseguir grauitamente chaves de registo dos programas da Ashampoo. São mais de 25 programas diferentes, incluíndo alguns dos meus favoritos como o Magical Snap e o Burning Studio.

O truque é simples, bastando para isso ir até ao post do blog e executar as seguintes acções para cada programa que se pretender adquirir:

1) localizar na lista disponível o programa que se pretende
2) clicar no link que diz License. Clicar também no link que diz Download para ir descarregando o programa (mas não executar ainda).
3) Na página que irá ser aberta deve-se introduzir um endereço de email (eu uso o guerrillamail.com para gerar um endereço descartável).
4) Passado uns minutos uma mensagem chegará ao email indicado.
5) Clicar no link que vem no email.
6) Uma nova página do site aShampoo abrirá. Carregar no botão Ok, send.
7) Esperar mais um pouco para receber um email com a chave de registo válida.
8) Instalar o programa e inserir a chave de registo.

A partir do segundo programa para o qual se tente obter uma licença pode-se usar a password que foi enviada para o email de forma a tornar o processo mais rápido.

Boas "compras" para todos!

O que parecem ser...

...carrinhos de brincar num parque temático são na realidade caixões fabricados no Gana.



O objectivo é celebrar a vida dos falecidos criando caixões que aludam a algum aspecto significativo da sua existência; um carro se foram motoristas, um peixe se eram pescadores ou até uma máquina de costura se foram costureiras.

Mais fotos e informações sobre esta tradição podem ser consultadas aqui.

06 maio 2008

Segurança divina


05 maio 2008

Exposé turistico



"o que não posso plagiar, posso sempre inventar"

Este é o mantra de Thomas Kohnstamm um (ex) escritor freelancer de guias de viagem que trabalhou durante vários anos para a Lonely Planet. Num livro agora editado ("Do Travel Writers Go To Hell?") o autor admite ter inventado informações, escrito guias sobre países que nunca visitou e servir-se de favores para escrever críticas positivas. A culpa é atirada para cima da editora que diz pagar valores ridículos que muitas vezes nem sequer davam para a viagem de ida e volta. Claro que a falta de ética e os potênciais perigos em que os leitores desses guias se poderiam ver envolvidos devido a confiarem em informação aparentemente fiável não são sequer tidos em conta. Afinal a seriedade de qualquer negócio é sempre posta à prova quando as questões monetárias estão em cheque. E respondendo à questão do título do livro: provavelmente sim, mas vão ter muita companhia... :)

02 maio 2008

A (nova) vista daqui



Após uma semana e meia sem gesso começo a sentir finalmente uma grande melhora no pé. Sei que continuo a ter que ter bastante cuidado nos próximos tempos mas é um alívio deixar de sentir dores e poder pôr o pé finalmente no chão!

Em breve colocarei um post sobre esta experiência e algumas das coisas que aprendi com toda esta aventura.

Não posso acabar sem deixar de agradecer as palavras de apoio que me enviaram nos últimos tempos. Foram um excelente incentivo!

Abraço grande,

Zig