29 abril 2008

Bicho-papão e companhia lda.



O escuro, monstros debaixo da cama e sombras nas paredes são apenas alguns dos receios da infância de todos nós que o artista Joshua Hoffine resolveu explorar numa série de interessantes composições fotográficas.

25 abril 2008

34 anos

"(...)Foram os militares e o povo que fizeram o 25 de Abril. Às vezes dá-se o caso de um casal muito feio ter um filho muito bonito. Parece-me que foi o que aconteceu, embora nem toda a gente esteja convencida da beleza da criança.

Para mim, o mais divertido nas comemorações do 25 de Abril, têm sido as tentativas para tornar a data "mais consensual". O Dia da Liberdade não reúne consenso, o que me deixa verdadeiramente surpreendido. Percebo que a liberdade não seja consensual, mas do meu ponto de vista ninguém teve razões de queixa: para quem aprecia a liberdade, o 25 de Abril foi agradável; para os que não gostam, foi uma oportunidade para fazerem aquela viagem ao Brasil que tinham andado tanto tempo a adiar."
- Ricardo Araújo Pereira, Revista Visão
Bom feriado para todos!

24 abril 2008

Forças de inexpressão

A Time com Salazar...



...um cartoon de Sam...



...e uma metralhadora transformada em "brinquedo"...



...são apenas algumas das vítimas da censura da ditadura que podem ser revistas na galeria virtual do Museu Nacional da Impressa.

O anti-vírus AVG...



...lançou agora uma nova versão que também integra as funções de anti-spyware, email scanner e link scanner. Uma excelente actualização para quem já utiliza o programa ou para quem pretenda um anti-vírus gratuito com qualidade.

23 abril 2008

Get out and play

O conhecido jogo "snake" foi a inspiração para o novo vídeo promocional do Nokia Ngage. Filmado em Lisboa, o anúncio cria a maior "cobra humana" do mundo com a ajuda de 1000 figurantes.



A não perder também no site oficial da campanha um making of do anúncio e um divertido jogo "arkanoid" com humanos.

22 abril 2008

Oh Dear...



O Departamento de Comércio Governamental britânico resolveu o ano passado actualizar a sua imagem. Um novo logotipo composto pelas iniciais do departamento foi aprovado e começou a ser impresso em placares, envelopes, papéis, etc. Até aí nada de especial. O problema é que ninguém se apercebeu no que resultava o logotipo quando rodado 90º para a direita. Só quando começaram a chegar as canetas novinhas em folha que iam ser usadas no departamento e distribuídas para divulgar a nova imagem é que se aperceberam do porno-esconderijo que tinham em mãos...
Escusado será dizer que o novo design do departamento se encontra agora "em revisão"...

Dia da Terra II

A feia realidade por detrás do óleo de palma usado nos sabonetes Dove.


Design Candy

Estas são as fantásticas capas da nova edição dos poemas clássicos de Dante que constituem a Divina Comédia. Afastando-se da utilização exaustiva das pinturas de Bosch (que ainda recordo dos livros de filosofia da escola) e das imagens de Dante, a designer Nicole Peterson utiliza uma composição gráfica simples de círculos e cores para de uma forma eficaz e original representar o céu, o purgatório e o inferno. Às vezes menos é realmente mais...






Dia da Terra



No último ano certos sites como o Blackle (Google com fundo preto) apareceram com o propósito de diminuir a energia gasta ao exibir sites com o fundo branco. No entanto a tecnologia por detrás dos monitores modernos LCD torna esta medida inexpressiva porque o consumo não varia consoante o fundo do site.

Hoje, no Dia da Terra, aqui ficam algumas dicas que podem realmente fazer a diferença e poupar energia na utilização diária dos nossos computadores:


  • Activar as funções de gestão de energia do computador. Virtualmente todos os computadores possuem modos de poupança de energia para quando estão inactivos. No caso do Windows XP essas opções encontram-se disponíveis na secção Desempenho e Manutenção do Painel de Controlo.
  • Desligar o monitor e o computador quando este estiver longos períodos sem utilização.
  • Desligar a intensidade do brilho do monitor.
  • Não usar um screensaver. Além de gastar energia quando o computador não está em uso, este tipo de aplicação não é realmente necessária nos ecrãs modernos.
Finalmente, e como pode ser difícil ter a percepção real da poupança de energia no computador, existe um pequeno aplicativo chamado LocalCooling que permite manter um registo das poupanças efectuadas.

Bom Dia da Terra para todos!

21 abril 2008

Finalmente...

...a versão completa já anda pela net.



A comprar quando sair para as lojas, claro.

Obrigado ao anónimo que enviou o link ;)

17 abril 2008

Eu pequeno, eu grande

Uma galeria de imagens em que várias pessoas reproduzem poses de fotos da infância.




Moda a nú

Os modelos portugueses Ricardo Guedes e Ricardo Claudino foram escolhidos para um editorial de moda de Tom Ford.



O editorial tem a coordenação (e a cara) do próprio designer, foi fotografado por Solve Sundsbo, e pode ser visto na edição inglesa da revista GQ Style deste mês.

16 abril 2008

Eu amo o mundo

Um anúncio musical do Discovery Channel.


15 abril 2008

A beleza interior...

...de objectos, animais e insectos é capturada pelo fotógrafo Nick Veasey, que utiliza tecnologia raio-x para obter composições simultaneamente inusitadas e intrigantes.




A galeria de imagens com vários exemplos de fotos e sua aplicação comercial pode ser vista aqui. Infelizmente o interface corta muitas das imagens mas mesmo assim vale a pena dar uma olhada.

14 abril 2008

Na net há (mesmo) de tudo

E a prová-lo aqui ficam fotos sob o tema "alimentos que se moldam à embalagem que os contém"...

...como ervilhas...


...brócolos...


...e molho de amoras.


A galeria completa pode ser vista aqui.

11 abril 2008

45 milhões de dólares em chamas

Um vídeo que mostra a explosão de um foguete espacial logo após o lançamento. Como aconteceu tão próximo do solo a chuva de fogo e destroços que se segue é impressionante.


À boleia


09 abril 2008

Magia pura

Qual Luís de Matos, qual quê! Isto sim é que é desaparecer num piscar de olhos!


Cine-instântaneos

Críticas rápidas a alguns filmes que vi ultimamente:


The Bucket List (Nunca é Tarde Demais)
Bons actores (Jack Nickolson e Morgan Freeman) num filme com um argumento tão medíocre como os seus efeitos especiais.


Vantage Point (Ponto de Mira)
Um elenco de luxo, uma ideia interessante mas não propriamente inovadora (vários pontos de vista sobre o mesmo evento) e uma falha rotunda do argumento na parte final apressada, cheia de incongruências e falta de explicações convincentes para as motivações de algumas personagens.


U2 3D
Um filme a 3D sobre o tour "Vertigo" dos U2 com imagens captadas em vários concertos na América do Sul. Os realizadores seguem a rota certa, não abusam dos efeitos visuais e deixam o espectáculo falar por si.


The Mist (O Nevoeiro)
Um realizador de primeira e uma obra de Stephen King resultam num filme interessante mas com muitas falhas, incluíndo a ridícula e apressada explicação para os eventos por detrás do nevoeiro. Além disso, não dá para perceber o porquê de efeitos visuais tão sofríveis. Se foi falta de dinheiro deviam aprender mais com o filme sul-coreano de que falo de seguida...Aplausos no entanto para um final bem mais arrojado do que é tradicional num filme com a marca hollywoodesca.


The Host (A Criatura)
Deram-me este filme em DVD e eu não sabia nada sobre ele. Lembrava-me do nome do realizador por causa do excelente "Memories of Murder" mas mais nada. E que grande surpresa. Um filme que apenas é sobre monstros na aparência. Quem espera terror e sustos pode sair desapontado, porque o filme fixa-se mais nas desaventuras de uma família disfuncional a tentar salvar uma garotinha do que no monstro em si. No fundo acaba por ser uma mistura de Godzilla com Little Miss Sunshine, por mais estranho que isso possa parecer. E, embora com um orçamento limitado, a criatura do título é bastante credível e tem uma das mais fantásticas entradas em cena de um filme do género.

Aniversário em forma

Dennis Quaid faz hoje 54 anos e recentemente posou shirtless para a edição Italiana da Vanity Fair. Com essa aparência não admira. Aliás, quem não gostaria de chegar a essa idade assim?

A vista daqui



Faz agora quatro semanas que quebrei o pé direito. Nunca tinha quebrado um osso na vida, por isso este período tem sido uma experiência interessante (embora não queira repetir!).

Uma das coisas que mais me surpreendeu foi ter de dar injecções a mim mesmo na barriga (para evitar formação de coágulos). Não fazia ideia que se tinha de fazer isso. Ainda pensei em chamar um enfermeiro, mas se há tanta gente que o faz, eu também tinha de conseguir. Claro que isto é bonito de se pensar até ao momento da primeira vez. Que confesso foi uma desgraça devido às minhas hesitações que me valeram uma valente nódoa negra no dia seguinte. Mas a verdade é que a partir daí não tive mais problemas. E sempre ganhei uma razão para deixar crescer uma barriguita durante a "convalescência" :)

Os banhos são um espectáculo à parte. Geralmente somos dois ou três, dependendo da disposição do Mr. Bóris para ver o espectáculo de contorcionismo dos donos na banheira. A técnica é sempre a mesma: protejo a perna direita, sento-me num banco na banheira, mantenho a perna direita fora da banheira e o Zintori ajuda-me com a logística da água, champô e gel de banho. No final parece que apanhei uma coça, mas sabe tão bem!

As canadianas são o meu grande amor e ódio. Devido a elas as minhas mãos doem (mesmo com protectores) mas pelo menos exercito os braços. Só num jantar no Triplex no passado sábado acho que fiz mais exercício que em muitos meses, já que a quantidade de escadas que tive de subir e descer parecia infindável!
Em casa, sempre que posso ando ao pé-coxinho. Não é muito recomendável, mas permite-me descansar os braços e ter as mãos livres para transportar alguma coisa. No entanto, reduzo a velocidade porque a última coisa que preciso agora é de outro pé partido!

Agora resta-me esperar duas semanas (dia 23 está marcado a vermelho no calendário!) para finalmente me livrar desta grande meia branca! Até lá prometo não vos maçar muito com as minhas histórias médicas!

08 abril 2008

Ela está em todo o lado



Há cerca de uma década Jennifer Anderson era uma jovem actriz que posou para várias fotos de um arquivo de imagens. Com a explosão deste tipo de serviços na Web, as suas fotos começaram a ser usadas em incontáveis capas de livros, artigos e web sites.

O blog Idée resolveu agora começar a monitorizar a presença das fotos de Jennifer e a pose pensativa de caneta na mão...



...e a caminhada solitária...



...são sem dúvida algumas das mais populares.

A colecção completa pode ser vista aqui.

05 abril 2008

Tudo sobre Bette



Acho que já li tudo o que havia para ler sobre "Eva". Tenho todas as edições significativas em DVD. Esta minha obsessão, no entanto, tem uma desculpa porque é o meu filme favorito. E, claro, é protagonizado por uma DIVA (assim mesmo de caps lock ligado) intemporal do cinema: Bette Davis. Falo hoje dessa película que me marcou tanto porque a sua protagonista faria 100 anos nesta data. E "Eva" é um dos grandes momentos da sua carreira, numa altura em que as actrizes de alguma idade já eram consideradas ultrapassadas. E por ironia do destino (ou não) a história reflecte exactamente esta situação. Mas não há comparação possível. Bette é Bette. O resto é cenário. A câmara faz amor com ela e nós somos cúmplices de boa vontade neste triângulo cinematográfico. Um romance que continua bem vivo até hoje no seu centenário. Parabéns Bette!

04 abril 2008

Primeiro olhar sobre a cegueira



O trailer de "Blindness", o novo filme de Fernando Meirelles baseado na obra de Saramago já está disponível pode ser visto em exclusivo (para já) no site msn video.

Infelizmente ainda vamos ter de esperar até Setembro para apreciar a película no cinema.

02 abril 2008

A nova libra



Das 4000 propostas para o design das novas moedas inglesas foi eleita a do designer Matthew Dent de 26 anos.

As moedas usam um escudo heráldico como tema de ligação. A moeda de 1 libra tem o escudo inteiro, enquanto as restantes têm apenas segmentos que formam o escudo quando colocadas num formato aproximado ao de um cacho de uvas.

As novas moedas começarão a entrar em circulação gradualmente durante este ano.

01 abril 2008

Olhando à volta

A empresa Immersive Media está a apresentar uma nova tecnologia revolucionária que, através de um câmara especial, permite capturar imagens num raio de 360º a 30 frames por segundo.

Feito o vídeo, este pode ser colocado na web com opções 3D, sendo possível explorar a imagem em vários ângulos com o rato e fazer zoom em tempo real enquanto o vídeo decorre.


Congelados no tempo



As prateleiras ainda estão abastecidas com latas de conserva, as paredes adornadas com fotografias e algumas roupas ainda continuam penduradas em estendais improvisados. As cabanas dos exploradores Robert Falcon Scott e Ernest Shackleton , utilizadas como base para a exploração do Pólo Sul no início do século XX, continuam até hoje literalmente congeladas no tempo. Um olhar único sobre as condições em que estes (e outros) intrépidos exploradores enfrentavam em nome da conquista dos Pólos.

Mais fotos das cabanas podem ser vistas aqui