29 fevereiro 2008

Bora à Baixa!



Amanhã, a partir das 16.00 horas, decorre mais um Circuito Cultural Miguel Bombarda/Porto Arte Contemporânea.

Esta iniciativa inclui a inauguração simultânea das vinte e cinco galerias de arte da Rua Miguel Bombarda e seus quarteirões, assim como o restyling das lojas da zona. Paralelamente irão realizar-se animações de rua e degustação de bebidas.

25 fevereiro 2008

O melhor de Jon Stewart...



...na cerimónia de entrega dos Óscares:

* "Before we spend the next four to five hours giving each other golden statues, let's take a moment to congratulate ourselves."

* "Tonight we look beyond the dark days to focus on happier fare: this year's slate of Oscar-nominated psychopathic killer movies. Does this town need a hug? What happened? No Country for Old Men? Sweeney Todd? There Will Be Blood? All I can say is, thank God for teen pregnancy."

* "Congratulations to Mr. George Clooney for his fine film Michael Clayton. The movie is a little over a hundred minutes long, but since it's about lawyers, you can round that up to two hours."

* "Diablo Cody used to be an exotic dancer, and now she's an Oscar-nominated screenwriter. I hope you're enjoying the pay cut."

* "Oscar is 80 this year, which makes him now automatically the front-runner for the Republican nomination."

* "Democrats do have a historic race going. Hillary Clinton versus Barack Obama. Normally, when you see a black man or a woman president, an asteroid is about to hit the Statue of Liberty."

* "In case you're wondering what we all do here during the commercial breaks, mostly we just sit around making catty comments about the outfits you're all wearing at home."

* "This is the environmentally conscious Green Oscars. So, tonight, all of our presenters will be walking all the way to the microphones."

* "Jessica Alba is pregnant, and I saw earlier that Cate Blanchett is pregnant. And that's very exciting. Two pregnant women here tonight at the Oscars—then again, obviously the night is still young. And Jack [Nicholson] is here."

E os manos lá levaram a(s estatuteta(s)



Este País Não é Para Velhos acabou com 4 Óscares, incluíndo o de melhor argumento adaptado, melhor realizador e melhor filme.


De resto, foi tudo muito distribuído. A maior surpresa foi provavelmente a vitória de Marion Cotillard sobre Julie Christie.

A lista completa dos vencedores pode ser vista aqui.

22 fevereiro 2008

Previsões do Farpas...



...para os Óscares no domingo:

Melhor Filme
Devia ganhar: Expiação. É o meu filme do ano. Reinventa o género do clássico filme britânico e contém algumas das melhores performances do ano.
Vai ganhar: Este País Não é Para Velhos. Não é dos meus preferidos dos Coen, mas está na altura de terem algum reconhecimento. E não há dúvidas de que o embalo é todo deles.

Melhor Realizador
Devia ganhar: Os manos.
Vai ganhar: Os manos.

Melhor Actor Principal
Devia ganhar: George Clooney ou Tommy Lee Jones. Das cinco são as que mais me impressionaram, embora nenhuma seja para mim "a tal".
Vai ganhar: Daniel Day-Lewis. A técnica interpretativa é perfeita, mas para mim falta a emoção.

Melhor Actriz Principal
Devia ganhar: Marion Cotillard. Ela não personifica Piaf. Ela é Piaf. Mas o filme é francês e só Sophia Loren até hoje conseguiu o feito de ganhar num filme em língua estrangeira.
Vai ganhar: Julie Christie. Sem dúvida uma excelente actuação como uma vítima de Alzheimer. E Hollywood sempre gostou do regresso dos filhos pródigos.

Melhor Actor Secundário
Devia ganhar: Hal Holbrook. Não sou muito apologista de prémos sentimentais. Mas não há dúvidas de que a academia já deve um Oscar (e uma nomeação!) a Holbrook há muitos anos.
Vai ganhar: Javier Bardem. Um dos assassinos mais tenebrosos que já passaram pelo grande ecrã.

Melhor Actriz Secundária
Devia ganhar: Amy Ryan. Para mim a melhor performance secundária do ano. Uma actriz de teatro que consegue transmitir no grande ecrã toda a ambivalência de uma personagem que todos adoraríamos odiar, mas que no fim, e graças ao seu talento, não conseguimos.
Vai ganhar: Tilda Swinton. Está perfeita num papel que não tinha muito para oferecer.

Melhor Filme Animado
Devia ganhar: Ratatui. Persepolis merecia pela primeira parte, mas não como um todo.
Vai ganhar: Ratatui.

Melhor Argumento original
Devia ganhar: Juno. Diálogos cheios de frases que são um autêntico festim para os actores declamarem. Este vai ser mesmo o ano de diablo :)
Vai ganhar: Juno.

Melhor Argumento Adaptado
Devia ganhar: O Escafandro e a Borboleta. O curto livro em que se baseia é apenas uma pequena fonte de inspiração. O resto veio da cabeça do argumentista que fez um belíssimo trabalho.
Vai ganhar: Mais um para os manos.

Roupas em mono



Perfis de 5 Nova-Iorquinos que se vestem apenas numa cor...

Porquê cinza?
Na verdade eu vesti turquesa durante oito anos, mas em Setembro, mudei para cinza. Tive um mau ano e precisava de mudar.

É uma grande mudança.
Eu gosto que tudo seja limpo, e cinza é limpo. Cinza é entre o branco e o preto, por isso é quase uma não-cor. Sinto-me desarrumada e suja se usar outras cores.

E quanto aos sapatos?
É difícil porque mesmo as solas têm de ser brancas ou cinzentas. Fico chateada se as solas são pretas.

20 fevereiro 2008

"Se não é arranjado por quem o fez...



...provavelmente não funcionará" é o lema da nova campanha do serviço de assistência da Chevrolet e que também serve de mote aos "resultados plásticos" das personagens que dão a cara nos anúncios. Uma combinação ideal para o local em que a campanha será divulgada: Los Angeles.


Contagem decrescente


Actualizações vídeo diárias apresentadas por Antonio Sabato Jr., as últimas notícias, a lista de nomeados e um teste sobre os Oscares estão agora disponíveis na barra lateral do Farpas. O tamanho do widget é um pouco grande e não dá para alterar mas espero que todos consigam ver.

Em Portugal, a transmissão fica mais uma vez a cargo da TVI a partir da 1 da manhã de segunda-feira.

O dólar púrpura



Uma apresentação interactiva da nova nota de 5 dólares, que pela primeira vez conterá púrpura a complementar o tradicional verde, incluíndo um (muito feio) 5 na parte de trás.

A apresentação contém ainda uma comparação com os mecanismos de segurança da nota de 5 euros.

Nota: Como curiosidade, esta foi a primeira vez que me deparei com o sistema de detecção de notas do Photoshop. Ao tentar copiar as imagens para ilustrar este post fui sucessivamente bombardeado com mensagens de que não poderia imprimir imagens de notas e foi aberto um site do grupo de prevenção da contrafacção para mostrar como eu estava a ser um mau rapaz. Hoje notas, amanhã o que será? É que quem quiser fazê-las, fá-las. E para quem não tem intenções tão "maquiavélicas" é pura e simplesmente irritante...

19 fevereiro 2008

Ouch



Pensava que era uma brincadeira, mas infelizmente parece que é a sério. O fotógrafo Bert Stern resolveu reproduzir a sua célebre sessão fotográfica com Marilyn Monroe (a que seria a última da actriz) usando Lindsay Lohan como modelo. O resultado é para lá de ridículo e mais parece uma sátira do que uma tentativa séria de fazer algo reminiscente de um momento memorável...



Um excelente artigo sobre as duas sessões fotográfica pode ser lido no blog Boy Culture.

17 fevereiro 2008

Estes bolbos...



...especiais que contém folhas de chá convertem-se nas mais variadas flores e plantas quando colocados dentro de um bule com água a ferver. Sem dúvida um espectáculo à parte para o chá das 5.

[via]

16 fevereiro 2008

The End



Finalmente, após alguma resistência, a Toshiba resolveu desistir do formato HD DVD. O Blue Ray (e principalmente a Sony) ganha assim a batalha dos DVDs de alta definição. Agora começa a difícil tarefa de convencer os consumidores a trocar os seus leitores de DVD convencionais, que são um dos maiores sucessos tecnológicos de sempre...

O poster do filme...

..."The Savages" foi declarado como o melhor de 2007.



Embora o ache interessante, para mim nada ultrapassa o da "sessão-dupla" de Tarantino e Rodriguez:



O poster de "Grindhouse" é realmente soberbo!

[via]

14 fevereiro 2008

Extreme makeover

O declínio na frequência de igrejas na Holanda nos últimos anos levou algumas a serem abandonadas. Muitas vezes são demolidas ou reconvertidas para outros usos. É o caso desta igreja em Utrecht que o gabinete de arquitectura Zecc resolveu converter num apartamento moderno.





A equipa de design preferiu manter diversas características originais como os vitrais e o orgão do coro. As zonas comuns foram entretanto pintadas de branco, enquanto os espaços privados exibem tons escuros.



Mais fotos da transformação podem ser vistas aqui.

Esta foto...



...tirada por Miguel Barreira na Nazaré, foi distinguida com o terceiro lugar na categoria de Acção Desportiva dos prémios World Press Photo.

Todas as restantes fotos premiadas este ano podem ser vistas aqui

08 fevereiro 2008

A evolução dos logotipos...

...de empresas de tecnologia bem conhecidas como a Apple...



...a Canon...




...a Microsoft...



...e demais empresas pode ser vista num interessante artigo do blogue Neatorama.

06 fevereiro 2008

Mais uma vez...

...decorreu o concurso de cadeiras de champagne da Veuve Clicquot.

Este ano o prémio máximo foi para a cadeira Block B...



...enquanto que os empregados da empresa elegeram a Weekend Bender...



...e o público optou pela 2-Player.



02 fevereiro 2008

Bom Carnaval para todos!



Divirtam-se muito! Até quarta-feira!

No quinto aniversário...

...do seu talkshow, Jimmy Kimmel recebe uma notícia inesperada da sua namorada, a fantástica Sarah Silverman. Só visto.


01 fevereiro 2008

Tempo congelado

Um grupo de 207 pessoas pára subitamente durante 5 minutos na agitada Grand Central Station:


Não assinem o tratado, não...



Pela primeira vez em 75 anos não nevou em Nova Iorque em Janeiro.