22 abril 2008

Dia da Terra



No último ano certos sites como o Blackle (Google com fundo preto) apareceram com o propósito de diminuir a energia gasta ao exibir sites com o fundo branco. No entanto a tecnologia por detrás dos monitores modernos LCD torna esta medida inexpressiva porque o consumo não varia consoante o fundo do site.

Hoje, no Dia da Terra, aqui ficam algumas dicas que podem realmente fazer a diferença e poupar energia na utilização diária dos nossos computadores:


  • Activar as funções de gestão de energia do computador. Virtualmente todos os computadores possuem modos de poupança de energia para quando estão inactivos. No caso do Windows XP essas opções encontram-se disponíveis na secção Desempenho e Manutenção do Painel de Controlo.
  • Desligar o monitor e o computador quando este estiver longos períodos sem utilização.
  • Desligar a intensidade do brilho do monitor.
  • Não usar um screensaver. Além de gastar energia quando o computador não está em uso, este tipo de aplicação não é realmente necessária nos ecrãs modernos.
Finalmente, e como pode ser difícil ter a percepção real da poupança de energia no computador, existe um pequeno aplicativo chamado LocalCooling que permite manter um registo das poupanças efectuadas.

Bom Dia da Terra para todos!

0 bitaite(s):

Enviar um comentário