28 novembro 2007

Fantástico...

...o portfólio do fotógrafo Carli Hermès.




O último adeus...

...dos coelhos de chocolate. A "morte por secador" é a minha favorita:



Aliás este video faz-me lembrar os famosos coelhos suicidas:



27 novembro 2007

Reinventando a roda



A maior piscina interior do mundo, localizada no Japão, que albergava até 10.000 pessoas fechou recentemente por causa do baixo número de visitantes. Será que o facto de ter uma praia real a 300 metros de distância teve alguma coisa a ver com isso?



23 novembro 2007

Design Candy

O Candeeiro-lâmpada: Mais minimalista era impossível.


O Espaço T...



...é uma associação de solidariedade social que promove a integração na sociedade de um grupo muito heterógeneo de pessoas através da arte.

Neste momento a associação está a reconstruir uma casa no Porto para conseguir finalmente ter um espaço próprio, e estão a precisar de fundos. Quem puder ajudar pode tornar-se sócio da associação, fazer um donativo de no mínimo de 2€ (dedutível no IRS) para o NIB 003501960000697973005 da Caixa Geral de Depósitos ou até comprar uma das obras de arte dos vários artistas que colaboram com a associação.

Mais informações em espacot.pt.

Flip, rotate and blur

Um clip que mostra ginastas num trampolim a simular os efeitos especiais típicos de um video:


19 novembro 2007

Origami de notas

Hasegawa Yosuke é o criador de uma espécie de origami monetário, dobrando notas à volta do rosto dos presidentes, heróis nacionais e realeza que as adornam.



Mais imagens aqui.

Vergonha



Ignorando o parecer do Centro de Direito Biomédico, o Tribunal da Relação de Lisboa cede a medos irracionais e a preconceitos e "dá razão a um hotel que despediu um cozinheiro infectado com VIH por ter ficado provado que há risco de transmissão do funcionário para os clientes".

A teimosia e ignorância levam a decisões deste tipo, que são mais gravosas por acarretarem consequências tanto a nível da descriminação dos seropositivos como do efeito que podem ter na população em geral, que poderá começar a afastar-se dos exames médicos. Um retrocesso à idade média e à caça às bruxas. Vergonha é realmente a única palavra que me ocorre para tão triste decisão.

18 novembro 2007

"Tipping Point"

O excelente novo anúncio da cerveja Guinness, da autoria de Nicolai Fugslig, o responsável pelo spot das bolas coloridas saltitantes dos televisores Sony Bravia:



17 novembro 2007

A escola básica...

...de Dongzhong, na China, não passaria de apenas mais uma entre muitas, se não fosse a sua localização dentro de uma gigantesca gruta natural...



...onde até o intervalo é passado sob o abrigo da estrutura:



Um exemplo autêntico de "aproveitamento dos recursos naturais".

Mais imagens aqui.

O mapa do ouro negro...

...também conhecido como "o porquê de Bush ser tão amigo da família real saudita":


[clicar na imagem para ampliar]

13 novembro 2007

Burrito é quem come!



A cadeia de fast-food americana Hardee's começou a comercializar esta semana o pequeno almoço menos saudável do mundo: um burrito que contém 920 calorias, 500 mg de colesterol, 1970 mg de sódio e 60 gramas de gordura. Mais de metade das calorias recomendadas diariamente e mais gordura do que uma pessoa precisa em 3 dias. Haja coração!

O Office 2007...



...apresenta grandes alterações a nível do interface, nomeadamente com a famosa "ribbon" que troca muitas vezes a volta a quem procura funcionalidades que durante anos permaneceram no mesmo sítio.
Para colmatar esse problema e ajudar na transição a Microsoft disponibilizou umas excelentes apresentações interactivas em que se selecciona o que pretendemos no interface do office 2003 e o seu correspondente é então mostrado no office 2007. Poupa-se assim bastante tempo e algumas aspirinas...

Os links para descarregar os ficheiros, para já apenas em versão inglesa, encontram-se abaixo:

Word
Excel
Powerpoint
Access
Outlook

09 novembro 2007

Uma foto reveladora



Um mineiro toma banho depois de acabar o seu turno numa mina na província chinesa de Shanxi. A indústria de carvão do país é a mais perigosa do mundo, de acordo com o número de mineiros mortos por ano. Nos primeiros 10 meses de 2007, ocorreram 3069 óbitos e em média desde 2000, 6000 mineiros perderam a vida na China a cada ano.

07 novembro 2007

Grande pedrada



Uma lista de pedras e rochedos inusitados à volta do mundo.

03 novembro 2007

Os efeitos devastadores...



...da anorexia, uma doença que afecta sobretudo o sexo feminino, mas que tende a crescer entre a população masculina. Jeremy é um caso paradigmático: passou a sua adolescência a combater a doença, conseguiu superá-la e ter uma carreira de sucesso como modelo, para voltar a sucumbir a ela de forma devastadora após uma série de infortúnios pessoais.

"Adivinhem quem é?
O meu cabelo está a cair e a crescer no meu corpo...para me manter quente.
As minhas gengivas estão a regredir.
O meu sistema reprodutivo está dormente...ou morto.
Tenho uma corcunda porque os meus músculos não conseguem suportar o pescoço.
Sofro de obstipação extrema.
Tenho uma chaga no cóccix devido à fricção na cama.
Sou uma senhora de 80 anos, perguntam vocês? Não, sou um homem de 35."

—Colocado no blog de Jeremy a 15 de Junho de 2007
A história completa de Jeremy pode ser lida num artigo do site CityPages disponível aqui.

Seguindo o Sol



Esta composição panorâmica mostra o percurso do famoso Sol da Meia-Noite. Este fenómeno ocorre no Círculo Polar Árctico durante os meses do verão quando nunca chega a anoitecer.

02 novembro 2007

Curiosidades sobre o espaço



Num ambiente sem peso, os fluidos sobem, causando congestão nasal e inchaço facial; os ossos perdem cálcio, formando pedras renais; e os músculos atrofiam afectando os intestinos e encolhendo o coração. Mas pelo menos cresce-se, ficando-se em média com mais 5 cms de altura.

As crias de ratos enviados para o espaço a meio da gravidez acabam por ter sérios problemas de equilíbrio toda a vida.

Se subitamente se for exposto ao vácuo do espaço não é aconselhável segurar o fôlego: A descompressão súbita causaria a ruptura dos pulmões. Mas ao contrário do que Hollywood quer fazer crer, não se explode. A falta de oxigénio no sangue seria a causa da morte, e levaria cerca de 2 minutos.

Os astronautas que ressonam em terra não o fazem no espaço. Mas também dormem pior devido aos 16 nasceres-do-sol a que assistem por dia.

Os astronautas actuais podem condimentar a comida com sal e pimenta...em forma líquida. De outra forma, os grãos espalhar-se-iam pela nave entrando pelos narizes e danificando o sistema de ventilação.

A NASA tentou integrar um sistema de WC nos fatos espaciais mas acabou por desistir e distribuir as menos tecnológicas, mas mais práticas e comuns, fraldas.

Os astronautas têm extrema dificuldade em movimentar braços e pernas logo após a aterragem na Terra, uma das razões porque chamam a esse momento "o segundo nascimento".

Mas para alguns astronautas o reajuste mais complicado depois de voltarem é quando largam objectos e estes...caem.

Dezoito pessoas morreram até hoje em missões espaciais, mas nunca no espaço - sempre na subida ou na descida.