31 março 2007

A World Press Photo...



...anunciou os vencedores dos seus prémios anuais.

27 março 2007

Galos na net





Sempre admirei estes fantásticos galos de Barcelos reinterpretados, da autoria de um amigo cheio de talento, e que agora têm direito a blog próprio. Sejam bem-vindos e que tenham muito sucesso!

26 março 2007

Para quem tenha visto...

...o filme Borat, uma viagem ao Kazaquistão não deve ser uma prioridade. No entanto, este país estrategicamente situado na Ásia Central não deve ser descartado tão rapidamente. Porque na verdade as suas reservas de petróleo e gás natural tornam-no a cobiça de todos os seus vizinhos e um íman para empresários de todo o mundo. Ciente deste facto o presidente do país quis em 1998 construir uma capital digna da riqueza local. E fê-lo de raíz, criando uma cidade do nada. Depois de escolher o local (não propriamente o mais aconselhável - demasiado frio no inverno e demasiado quente no verão), contratou o arquitecto japonês Kisho Kurokawa para dar vida à sua visão. Passada quase uma década, o resultado está à vista. Ou melhor SALTA à vista: A nova cidade, Astana, é um festim de ostentação e gosto duvidoso.

Do edifício Árvore da Vida com o seu ovo dourado no cocuruto...



...passando pela pirâmide do Palácio da Paz e Harmonia...



...até ao Ministério das Finanças em forma de dólar...



...a nova capital pode ser tudo, menos monótona. No entanto, para quem quiser fazer uma visita é melhor despachar-se, porque segundo o que consta a qualidade da construção deixa muito a desejar e edíficios com 2 anos de existência já começam a mostrar rachadelas. É que o novo-riquismo acelarado tem destas coisas...

24 março 2007

Túnel inteligente



Há alguns anos foi começado a pensar-se em construir um túnel em Kuala Lumpur que ajudasse a evitar as cheias anuais que assolam aquela cidade asiática. Durante o desenvolvimento do projecto os engenheiros aperceberam-se que sendo as cheias tão ocasionais, o túnel poderia servir também de auto-estrada subterrânea, aliviando os engarrafamentos habituais no centro da cidade.

Assim, a nova estrutura foi projectada para poder funcionar em três modos distintos: como um túnel rodoviário na maior parte do ano; como um sistema misto para pequenas cheias, com o trânsito a circular normalmente e com a água a ser escoada no patamar inferior; e, em caso de uma grande cheia, como um enorme tubo de drenagem, com a água a inundar o túnel por completo. Neste último caso serão necessárias apenas 48 horas para reabrir o túnel ao tráfego rodoviário.

Desta forma se rentabiliza uma estrutura com um custo orçado em cerca de 450 milhões de euros e se obtém duas soluções num único investimento.

"homo ecologicus"



Com um pouco de esforço e a adopção de algumas pequenas medidas todos podemos ajudar a reduzir as emissões de CO2. A revista Visão dedica o seu tema de capa desta semana a esse tempo e no site disponibiliza um útil infograma com algumas das melhores medidas que podemos tomar.

Influências publicitárias



Sempre fui muito céptico em relação a produtos que prometem reduzir gordura localizada. Não acho que funcionem. Podem, no máximo, combinados com exercício físico dar uma pequena ajuda.
Mas caí na esparrela depois de ver o moço que faz a publicidade à ExpresSlim. Parece ridículo comprar um produto pela sua publicidade. Mas quando ele ela é tão boa assim, ninguém resiste...

22 março 2007

Um mapa marítimo...



...do século XVI, guardado actualmente numa biblioteca em Los Angeles, prova que foram os portugueses e não os ingleses ou os holandeses, os primeiros europeus a descobrir a Austrália. Isto é defendido no recém editado livro "Beyond Capricorn" que afirma que o mapa prova que o explorador português Cristóvão de Mendonça conduziu uma frota de quatro naus até à Botany Bay em 1522 - 250 anos da viagem do Capitão Cook.

A história da investigação levada a cabo pelo autor, o australiano Peter Trickett, pode ser lida aqui.

As mais incríveis...

...árvores do mundo, incluíndo os Embondeiros de Madagáscar que usam os seus troncos como enormes reservatórios de água, com uma capacidade que pode chegar aos 120.000 litros:

18 março 2007

Santa ignorância...

...bem ao estilo de Jesusland:

"O que vai, volta"


(clicar na imagem para ampliar)

Excelente o conceito dos anúncios da fundação brasileira Surfrider dedicada à protecção dos oceanos, praias, ondas e meios ambientes costeiros em todo o mundo.

16 março 2007

E lá vai mais um...

13 março 2007

As mais longas ondas do mundo...



...ocorrem num local inusitado: o rio Amazonas. Duas vezes por ano em Fevereiro e Março, a água do Oceano Atlântico invade o rio gerando um fenómeno conhecido como Pororoca. As ondas podem ser ouvidas cerca de meia hora antes da sua chegada e destroem tudo por onde passam. Actualmente o fenómeno é popular entre surfistas embora a quantidade de destroços presentes na água possa constituir um sério risco, tornando a actividade num autêntico desporto radical!

Os curiosos animais gigantes...



...do escultor Tom Claasen.

11 março 2007

A função que faltava



Há já algum tempo que é possível inserir directamente imagens em posts no blogger sem ter que recorrer a serviços de hospedagem externos. O grande problema é que até agora não existia um interface que permitisse gerir estas imagens de forma fácil. Mas agora com a integração do Blogger com o Picasa isso já é possível. Basta ir até à página do Picasa Web Albums e fazer o login com a conta usada para o blogue para aceder às imagens inseridas nos posts. Para já estão disponíveis as imagens inseridas desde Dezembro mas progressivamente as mais antigas também serão acrescentadas.

Design Candy



O aparador SOHO com as suas gavetas numa variedade de estilos e materiais é uma das mais interessantes peças de mobiliário desenvolvidas pelo atelier de design português Boca do Lobo.

Para não esquecer



Três anos depois do atentado em Madrid nasce em frente à Estação de Atocha um monumento às suas vítimas. As maiores peças de vidro maciço do mundo formam agora um imponente cilindro que mede precisamente 11 metros, e que contém uma sala intitulada Vazio Azul na qual se podem ler mensagens escritas após os atentados.

10 março 2007

A revista americana Premiere...

...,que acaba de anunciar o cancelamento da sua versão impressa, elegeu os 25 melhores posters de cinema de sempre. Os meus favoritos são sem dúvida os de Saul Bass que marcou toda uma época com um estilo visual muito próprio.



Mais recentemente, o "grande" poster foi sem dúvida o de O Silêncio dos Inocentes, com o pormenor da caveira formada por vários corpos nus, numa homenagem à obra de Dali.


Após Saddam



Um diário fotográfico com cenas dos últimos ataques no Iraque e o duro esforço de (tentar) reconstruir uma nação. Infelizmente, a situação actual consegue ainda ser pior que no tempo do antigo ditador...

Não é um shopping...



...mas sim o maior navio de recreio do mundo. E, embora a decoração não possa ser mais pirosa, é uma autêntica maravilha da engenharia.

07 março 2007

As diferenças mundiais...

...adaptadas ao mapa do planeta:

Preço da habitação


Infecções por HIV


Consumo de Álcool


Mais estatísticas aqui.

A actuação de Prince...



...no Super Bowl causou muito transtorno a vários pais que de imediato reclamaram junto das autoridades competentes. Entre os protestos apresentados encontrava-se esta pérola:

"It was obscene to show Prince, a HOMOSEXUAL person through a sheet, as to show his silouette while his guitar showed a very phalic symbol coming from his below-midriff section. I am very offended and I would prefer not to have showed it to my 4 children who love football. One of them has hoped to be a quarterback and now he will turn out gay. I am actually considering to check him for HIV. Thanks CBS for turning my son GAY."
Palavras para quê? Só mesmo em Jesusland...

06 março 2007

Dinheiro explosivo



Para mostrar que não está para brincadeiras, o Irão resolveu colocar o símbolo da energia nuclear no centro de uma nova nota de 50.000 rials que começará a circular no país na próxima semana.

Um aplicador de preservativos...



...foi eleito como o "objecto mais bonito" numa conferência sobre design que decorreu na África do Sul. O título foi-lhe atribuído pela sua contribuição para a prevenção da SIDA naquele país africano, ao encorajar a utilização de preservativos, já que permite a sua colocação de uma forma mais simples, rápida e correcta.

05 março 2007

Analema...

...é o termo usado em astronomia para designar o trajecto do Sol observado no mesmo local, à mesma hora em dias sucessivos ao longo de um ano. O resultado é um percurso em forma de "8", como é o caso da imagem abaixo, criada a partir de fotos tiradas na Ucrânia entre Agosto de 1998 e Agosto de 1999:


04 março 2007

Arte em partes

Peter Clark usa pedaços de mapas, manuscritos e outros papeis para criar interessantes colagens.


03 março 2007

Um olhar americano...


"Prime Minister José Sócrates, who was overwhelmingly elected on a pledge to modernize Portugal, has mixed feelings about fado.
"Fado is about nostalgia, a sadness that is very intimate," Mr. Sócrates said in an interview. "I’m not a huge fan." But as fado is a purely Portuguese product, he does not renounce it. "Fado," he said, "must have the right environment, and the singers must be very special, to give it both beauty and a high standing."
...sobre o fado no New York Times.

Nota: usar um dos logins do Bugmenot para entrar no site.

02 março 2007

A joalharia...

...de Felieke van der Leest inclui peças curiosas e muito criativas...




...mas nada bate a cria de pássaro para usar no bolso do fato:



A galeria completa dos trabalhos desta artista holandesa pode ser vista aqui.

01 março 2007

Combinando pintura clássica...



...com personagens de animação em mais um inventivo concurso do site worth1000.