28 fevereiro 2007

A história...



...de logotipos famosos.

Amizade de circunstância



O hospital veterinário da Taman Safari na Indonésia tem ao seu cuidado dois orangotangos bébés e duas crias de tigre da Sumatra (ambas espécies ameaçadas) que foram rejeitados pelas mães e que agora vivem juntos, como amigos inseparáveis e em perfeita harmonia. Uma situação excepcional gerou assim algo que seria impossível no mundo selvagem.

27 fevereiro 2007

Proeza da engenharia



O FLIP, um barco de pesquisa marítima, é o único no mundo a conseguir mudar da posição horizontal para a vertical.

Quando chega ao local a estudar, uma das partes do navio é inundada até a proa ficar na posição vertical.

Todo o interior da embarcação foi pensado tendo em conta as duas posições em que opera.

Mais imagens e um video da "virada" podem ser vistos aqui.

Do tapete vermelho...



...passando pela cerimónia, até às festas após o espectáculo, o Yahoo disponibiliza uma galeria de imagens especial dedicada aos Oscares deste ano.

25 fevereiro 2007

Cristiano Ronaldo...



...na Vogue americana.

Eu gosto principalmente da modelo a ler o Jornal de Notícias... :)

Galeria completa aqui.

Contagem decrescente II



Aqui ficam as habituais previsões do farpas para os Oscares:

Filme
Vai ganhar: The Departed - Entre Inimigos
Deveria ganhar: The Departed - Entre Inimigos

Realizador
Vai ganhar: Martin Scorsese (The Departed)
Deveria ganhar: Vai ganhar: Martin Scorsese (The Departed)

Actor
Vai ganhar: Forest Whitaker (O Último Rei da Escócia)
Deveria ganhar: Ryan Gosling (Half Nelson)

Actriz
Vai ganhar: Helen Mirren (A Rainha)
Deveria ganhar: Penélope Cruz (Volver) ou Kate Winslet (Little Children)

Actor Secundário
Vai ganhar: Eddie Murphy (Dreamgirls)
Deveria ganhar: Alan Arkin (Little Miss Sunshine)

Actriz Secundária
Vai ganhar: Jennifer Hudson (Dreamgirls)
Deveria ganhar: Adriana Barraza ou Rinko Kikuchi (Babel)

Filme de Animação
Vai ganhar: Carros
Deveria ganhar: Happy Feet

Filme estrangeiro
Vai ganhar: Pan's Labyrinth
Deveria ganhar: The Lives of Others ou Volver (mas infelizmente, nem sequer está nomeado!)

Argumento (Original)
Vai ganhar: Babel
Deveria ganhar: Little Miss Sunshine

Argumento (Adaptado)
Vai ganhar: The Departed - Entre Inimigos
Deveria ganhar: The Departed - Entre Inimigos

23 fevereiro 2007

Contagem decrescente



Pequenas revelações sobre a cerimónia de domingo:

Steven Spielberg, Francis Ford Coppola e George Lucas anunciarão em conjunto o prémio para Melhor Realizador.

As actrizes/cantoras do filme Dreamgirls irão actuar na cerimónia, trocando entre si os temas que interpretaram no filme.

Os prémios de melhor actriz/actor secundários não serão os primeiros a serem anunciados como é tradicional. Todos os prémios de actuação ficarão reservados para o final da cerimónia.

Vários realizadores foram convidados a produzir pequenos segmentos sobre temas relacionados com a indústria cinematográfica. Michael Man criou um clip sobre a forma como a América é reflectida nos filmes e Nancy Meyers foca a forma como os escritores são representados no cinema.

O início do espectáculo terá Ellen Degeneres a dançar com os pinguins de Happy Feet, num dos segmentos mais caros jamais realizados para a cerimonia.

Um olhar sobre...



...os preparativos para a 79ª Edição dos Oscares.
É já no próximo domingo, com transmissão em directo na TVI a partir da 1 da manhã.

22 fevereiro 2007

A ponte Millau...

...em França, com 300 metros de altura, é considerada a mais alta do mundo e foi construída pela mesma empresa que construiu a Torre Eiffel.



Um novo artigo online mostra agora os detalhes de como foi erigida esta maravilha da engenharia moderna.

Matemática futurista



Um grupo de cientistas descobriu que muitos mosaicos medievais patentes em construções islâmicas utilizam padrões geométricos que só foram compreendidos pela civilização ocidental nos anos 70.

A Rússia colorida



Ramenskoye é uma cidade russa a 50 km de Moscovo, conhecida não só por ser o local onde são testados a maioria dos aviões russos, mas também pelos seus surpreendentes edifícios pintados que quebram a monotonia do tradicional cinzento.

As 4 melhores formas...



...de se sentar ao computador.

21 fevereiro 2007

Apontamentos de viagem (I)

Memórias da guerra
Na cidade do Kuwait ainda se vêem alguns edifícios com cicatrizes da guerra mas a reconstrução a todo o vapor lembra bem como o petróleo pode fazer milagres.

A nossa entrada no hotel era precedida por uma série de controlos e medidas de segurança a lembrar bem a instabilidade que se sente na região. Desde barreiras de aço para evitar atentados com carros armadilhados até passagem por detectores de metais. Entrar ou sair com pressa é algo que não existe.

Um dos locais que mais apreciei foi esta marina perto da cidade, onde se pode tomar uma bebida enquanto se aprecia a excelente vista.




Trânsito

Esta é uma imagem constante no Dubai. O local é espectacular, mas o tráfego que é realmente infernal. Aquelas estradas não estão concebidas para o fluxo de carros que tanto arranha-céus gera e todo o dia é o caos. O metro está em plena construção e pode ser que venha aliviar um pouco os constantes congestionamentos que estragam o que é de resto uma cidade fantástica.

Portugal
Nada como mostrar um passaporte português ao tirar um visto. É porta automática para um grande sorriso e para ouvir uma menção a Figo ou Ronaldo seguido de um sincero "Welcome!".

Surpresa

A capital de Omã, Muscat, foi o local que mais me surpreendeu. Tudo foi pensado ao pormenor, com edifícios bem cuidados, ruas limpas e muitos canteiros de flores que nos fazem esquecer da aridez do país. A ladear a cidade cheia de edifícios baixos e casas brancas encontram-se dois fortes cravados na rocha, cuja arquitectura sofreu uma influência portuguesa no século XVI.

Compras

A Splash é uma cadeia de lojas multimarcas com preços excelentes e tornou-se um ritual visitá-la em todos os locais onde paramos. E como só existe no médio-oriente, não há o perigo de me chocar com clones por cá :)


Para uma experiência mais tradicional fui também ao maior mercado de Omã. Não me posso confessar um fã incondicional, principalmente por estar sempre recheado de turistas por todo o lado e as condições de higiene deixarem muito a desejar. Mas não deixa de ser uma visita inevitável.

Emirates

Já tinha ouvido falar que era uma excelente companhia aérea, mas realmente o serviço que até a classe económica providencia deixa ao longe as business classes de muitas companhias europeias. E o facto de poder assistir à aterragem no Dubai através da câmara do cockpit no ecrã do meu lugar foi uma experiência única. Por uma vez não queria que um vôo terminasse.

20 fevereiro 2007

De volta a casa



A viagem de regresso totalizou mais de 16 horas por isso o cansaço é muito. Hoje só venho mesmo dizer olá, agradecer todas as mensagens que deixaram e prometer que durante os próximos dias colocarei alguns posts com impressões sobre os locais que visitei nesta jornada pelo médio-oriente.

Continuação de um bom dia de Carnaval a todos!

Zig

14 fevereiro 2007

Olá a todos

Depois de uma breve estadia no Kuwait estou agora no fabuloso Dubai. O tempo é pouco e a ligação à net nem sempre possível, mas está tudo a correr muito bem!

Continuação de boa semana para todos.

12 fevereiro 2007

Aí vou eu...

...na primeira de muitas viagens que farei no meu novo trabalho.



Uma semana pela zona do Golfo Pérsico que vai, com certeza, ser uma experiência única. Infelizmente isto significa que o Farpas irá estar em período de pausa, mas se me for possível ainda coloco uns posts sobre o decorrer da aventura.

Fiquem bem!

Zig

11 fevereiro 2007

A resposta está dada



O Sim à despenalização da interrupção voluntária da gravidez venceu este domingo o referendo popular com 59,25% dos votos, contra 40,75% do Não.

O país a votos



Chegou a hora de responder à pergunta:

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada por opção da mulher, nas primeiras dez semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?

10 fevereiro 2007

Progresso e natureza



Uma interessante viagem pelo metro de Estocolmo que usa a própria rocha em que foi escavado como motivo decorativo.

Foto do Ano

A World Press Photo escolheu uma foto de Spencer Platt como a melhor de 2006.



A imagem mostra um grupo de jovens libaneses a passar de carro através de um bairro do sul de Beirute devastado por bombardeamentos isrealitas. A foto foi tirada no dia 15 de Agosto, o primeiro de um cessar-fogo entre Israel e o Hezbollah, quando milhares de libaneses começaram a regressar às suas casas.

07 fevereiro 2007

O que fazer no computador...



...quando a Internet não funciona:

1. Limpar e categorizar as bookmarks.
2. Apagar programas que não são usados.
3. Tirar a cobertura e limpar o pó do computador.
4. Correr programas de manutenção que não são executados automaticamente.
5. Reunir todos os logins e passwords.
6. Levantar-se e ir dar uma volta :)
O artigo completo, com detalhes sobre cada item, pode ser lido aqui.

Já não era sem tempo


Finalmente o serviço de email do Google passou a estar disponível sem restrições. Um novo link na página inicial do Gmail permite agora criar contas de email directamente sem necessidade de ter um convite.

Os carros do amanhã...

...ao estilo Tex Avery (1951):


06 fevereiro 2007

América armada



O fotógrafo Kelly Cassidy percorreu os Estados Unidos para conhecer as caras por detrás dos donos de armas no país. O resultado foi reunido num livro e parte das fotos pode ser vista aqui. A justaposição entre dono e tipo de arma é algo muito interessante de se reparar.

Três em um

A 26 de Janeiro em Perth, na Austrália, uma multidão juntou-se numa praia local para testemunhar um espectáculo de fogo-de-artifício. Entretanto, uma trovoada começou a aparecer do lado direito. Mas o mais inesperado, foi entre estas duas manifestações de luz aparecer uma terceira, o Cometa McNaught, actualmente visível no hemisfério sul.
Um autêntico três-em-um que resultou nesta foto fantástica.


(clicar na foto para ampliar)

01 fevereiro 2007

Paredes vivas



Um interessante projecto da empresa Living Walls, que integra plantas nas paredes de casas e edifícios.