29 dezembro 2006

Estamos de partida...



...para Madrid, onde iremos festejar o Ano Novo na companhia de alguns queridos amigos. Possivelmente não conseguirei colocar mais posts até 2007 por isso aqui fica o nosso desejo de boas entradas e um excelente ano para todos os leitores do Farpas!

Fiquem bem! Até 2007!

28 dezembro 2006

Coisas que descobrimos em 2006

A parte do cérebro que regula a razão e a impulsividade ainda se encontra em desenvolvimento durante a adolescência e só entra em "auto-piloto" por volta dos 25 anos.

Povos antigos da Ásia entraram na América seguindo uma "estrada" oceânica de sargaço denso.

Um novo planeta, denominado de "Super-Terra" que pesa 13 vezes mais que o nosso planeta, existe no sistema solar a 9000 anos-luz de distância.

Durante os últimos cinco anos a alergia das crianças aos amendoins duplicou.

Biólogos marinhos descobriram um tubarão que usa as barbatanas para andar no fundo do mar.

Dormir mais tempo ao Sábado e ao Domingo pode alterar o relógio biológico, deixando o corpo mais fatigado no início da semana.

O pombo comum consegue memorizar 1.200 imagens.

Uma das formas mais eficazes para os atletas recuperarem depois do exercício físico é beberem um copo de leite achocolatado.

Uma sessão de 30 minutos de beijos pode diminuir as reacções alérgicas do corpo ao reduzir a produção de histamina, o medidor natural das respostas às alergias.

Uma substância chamada resveratrol, também encontrada no vinho tinto, protege ratos da obesidade e dos efeitos do envelhecimento, e talvez consiga fazer o mesmo em humanos.
Mais 40 descobertas do ano aqui.

27 dezembro 2006

A origem dos logotipos

Alguns logotipos são projectados para terem um significado para além da mera imagem visual, por exemplo no caso da Amazon...


...a seta laranja, além de formar um sorriso, faz o trajecto de "A a Z", indicando uma empresa que tem quase tudo.

Outros exemplos curiosos podem ser vistos aqui.

Notas brancas



O diário espanhol El Mundo realizou um estudo que revelou que 94% das notas de euro que circulam no país contêm resíduos de cocaína. A análise baseou-se em cem notas recolhidas em diversas cidades e em locais tão díspares como supermercados, ginásios, farmácios e até mesmo a própria caixa do jornal. Em cada nota com resultado positivo foram encontrados, em média, 25 microgramas de droga.

E por cá, como seriam os resultados?

26 dezembro 2006

Tinha dado jeito!



Embrulhos de presentes com abertura rápida.

Filosofia amarela



As 50 melhores citações de Homer Simpson.

Operator! Give me the number for 911!

Oh, so they have internet on computers now!

Bart, with $10,000, we’d be millionaires! We could buy all kinds of useful things like…love!

Just because I don’t care doesn’t mean I don’t understand.

I’m normally not a praying man, but if you’re up there, please save me Superman.

A tradição já não é o que era



Anúncios de Natal de fabricantes de armas.

22 dezembro 2006

Pausa natalícia



Até terça-feira. Fiquem bem!

O efeito Photoshop



Um video que demonstra bem a perfeição virtual que se pode obter com o famoso programa gráfico.

21 dezembro 2006

Lindas de morrer

A artista Daniela Edburg criou uma série de fotografias intitulada Drop Dead Gorgeous em que ironiza sobre a sociedade de consumo misturando o conceito da morte com alimentos e produtos actuais, tal como nas obras Morte por Oreos...



e Morte por Canderel...



Galeria completa aqui.

Design Candy

A Saks Fifth Avenue, procurando uma alternativa mais actual à simplicidade do logotipo adoptado nos anos 90,



pediu a uma empresa de design para criar um novo conceito que permitisse identificar de imediato os sacos e embrulhos da loja (muito à semelhança do que se passa com a Tifannys e com a Burberry).

Depois de muitos estudos e propostas, a solução foi voltar ao passado e reutilizar o logotipo de 1973...



...mas recortando-o em dezenas de pequenos quadrados que podem ser utilizados em milhares de combinações diferentes em toda a linha de produtos da loja.



Sem dúvida que a nova imagem ficou única e identificável, agora se irá resultar só o tempo o dirá...

A vida no planeta



No ano 2000, o fotógrafo da vida selvagem Fans Lanting decidiu–se pelo ambicioso projecto de fotografar a evolução da vida na Terra. Após um árduo e moroso trabalho de pesquisa, o resultado foi o aparecimento do livro Life: A Journey Through Time, editado pela Taschen. Para acompanhar o seu lançamento foi criado agora um site muito interessante que conta com uma apresentação interactiva baseada na obra.

19 dezembro 2006

A escala dos planetas



Por várias vezes apareceram na net esquemas que comparavam o tamanho dos planetas, mas esta versão em video faz um bom trabalho em demonstrar o quão insignificantes somos.

O mundo da animação...



ficou sem dúvida mais pobre, depois do anúncio de que Joe Barbera (à dir.) o realizador e artista de tantos desenhos animados que povoaram a imaginação de miúdos (e graúdos) por esse mundo fora, tinha morrido ontem.

Em 1938 juntou-se a William Hanna e produziram, entre outras, aquela que viria a ser a minha série preferida de desenhos animados, Tom & Jerry. Fica com certeza o legado de centenas de episódios que encantarão as gerações futuras.

Mais uma...



...lista das piores capas de discos de sempre.

Só para membros



15 Factos pouco conhecidos sobre o pénis.

Fumar pode diminuir até 1 cm do pénis.

Apenas 1 em 400 homens consegue fazer sexo oral a si próprio.

79% dos homens têm um "grower" (pénis que expandem significativamente quando erectos) e 21% tem um "shower" (pénis grandes em repouso que não expandem muito quando erectos)

O cérebro não é necessário para a ejeculação. A ordem vem da espinal medula.

O segredo (sáfico) português



"If Paris is a woman, Lisbon should be a lesbian."
É assim que começa o artigo da Out Traveler deste mês sobre a movida lésbica na capital portuguesa.

17 dezembro 2006

Roy Doty...

...é um ilustrador norte-americano, popularizado pelo seu trabalho para a revista Popular Science, e que tem por hábito enviar postais de Natal desenhados por ele. O deste ano é esta fabulosa engenhoca natalícia:


[clicar na imagem para ampliar]

Parabéns a todos!

E a pessoa do ano da Time é...



A revista americana resolveu dedicar o seu prémio máximo a todos os que contribuem para a Era da Informação. O crescimento explosivo e influência dos conteúdos criados pelos utilizadores da Internet estão na base desta distinção.

16 dezembro 2006

Adeus Baiji



Os golfinhos Baiji, que viviam no rio Yangtze (China), foram declarados tecnicamente extintos depois de cientistas passarem semanas à sua procura sem encontrarem um único animal. Uma busca semelhante em 1997 resultou em 13 avistamentos, concluindo-se na altura que estariam à beira da extinção.
Este tipo de golfinhos era uma das mais antigas espécies do mundo, existindo há cerca de 20 milhões de anos, e é o primeiro grande mamífero a ser extinto como resultado da destruição do seu habitat pelo homem.

15 dezembro 2006

Oops

Segundo a Reuters:



Não me lembro de nada disto no filme The Queen...

O mistério Mpemba



O efeito Mpemba é a observação de que, em circunstâncias específicas, a água quente congela mais rapidamente que a água fria.

O nome deriva do apelido do estudante Erasto B. Mpemba, que se deparou com o fenómeno na sua escola ao congelar um preparado para gelado quente nas aulas de culinária.

O efeito Mpemba é na realidade contrário às leis da termodinâmica, tendo algumas hipóteses sido formuladas quanto à sua origem, mas uma resposta final para o fenómeno ainda não foi encontrada. O que realmente não interessa muito quando temos urgência em obter gelo para arrefecer as bebidas e o truque da água quente resulta :)

14 dezembro 2006

Volta ao mundo selvagem



Michael Poliza é um empresário alemão que vendeu as suas empresas em 1997 para iniciar uma expedição fotográfica do mundo selvagem em regiões remotas do planeta.

Eis algumas imagens aéreas do seu fantástico trabalho, já publicado em revistas como a National Geographic e a Nature.

Globos de Ouro

Destaques das nomeações divulgadas hoje:


Clint Eastwood e Leonardo DiCaprio fizeram hoje história ao obterem nomeações duplas na mesma categoria. Eastwood na de Melhor Realizador (por Flags of Our Fathers e Letters From Iwo Jima) e DiCaprio na de Melhor Actor Dramático (por Entre Inimigos e Diamante de Sangue).


No entanto nenhuma das películas de Eastwood foi nomeada na categoria de Melhor Filme (Drama), deixando o caminho aberto para Entre Inimigos, de Scorsese.


Dois filmes norte-americanos, Apocalypto (falado na língua maia) e Letters from Iwo Jima (falado em japonês) foram nomeados na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira.


Na televisão, o grande êxito da temporada, Heroes obteve uma nomeação para melhor série. Masi Oka, sem dúvida a personagem mais popular do elenco, conseguiu uma nomeação para melhor actor secundário.


Evangeline Lily é a única do elenco de Perdidos a obter uma nomeação.


Michael C. Hall consegue uma transição de sucesso de Sete Palmos de Terra para o excelente Dexter obtendo uma nomeação para melhor actor dramático.


Das Donas de Casa Desesperadas apenas duas conseguiram obter nomeações este ano, Marcia Cross e Felicity Huffman.


Mas as minhas "Donas de Casa Desesperadas" favoritas, Mary-Louise Parker e Elizabeth Perkins, conseguiram também nomeações pela hilariante Weeds.

A lista completa dos nomeados pode ser consultada aqui.

A saga do Sex.com



A história do domínio sex.com, um dos mais valiosos da internet, é uma autêntica novela. Eis a sua história resumida:

Em 1994 o empresário Gary Kremer registou o domínio sex.com na empresa Network Solutions, mas não chegou a desenvolver um site.

Em Outubro de 1995, Stephen Cohen utilizando cartas e emails falsificados conseguiu convencer um empregado da Network Solutions a passar o domínio para seu nome. Depois de o conseguir, criou um site que só de publicidade lhe rendia entre 50.000 e 500.000 dólares por mês.

Kremer tentou reaver o domínio mas enfrentou sérias dificuldades. Só ao fim de cinco anos os tribunais lhe deram razão e Cohen ficou obrigado a devolver-lhe o domínio e 65 milhões de dólares de compensação.

Para não pagar, Cohen forjou documentos e colocou os seus bens fora de jurisdição americana, acabando eventualmente por fugir para o México.

Aí viveu até que a sua filha de 21 anos tentou passar a fronteira com 90 quilos de marijuana. As autoridades ficaram em alerta à espera que Cohen aparecesse, o que acabou por acontecer.

Após dois anos de prisão preventiva, Cohen foi libertado no passado dia 9, coincidência ou não, no dia seguinte ocorreu uma tentativa de assassinato do seu advogado Gustavo Cortés.

Com Cohen à solta e Kremer ainda a tentar reaver a sua indemnização, ficamos a aguardar as cenas dos próximos capítulos daquele que pode ser um dos mais lucrativos, mas também perigosos, domínios da Web.

13 dezembro 2006

Nutricionismo em Jesusland



"Uma comida do diabo está a transformar os miúdos em homossexuais". Isto segundo o (simultaneamente) hilariante e triste artigo de Jim Rutz no jornal World Net Daily:

"A soja é feminizante e frequentemente causa um decréscimo no tamanho do pénis, confusão sexual e homossexualidade. Por essa razão, a causa médica do aumento da homossexualidade hoje em dia deve-se à popularidade dos produtos de soja (...)"
Palavras para quê?

Maria Clara



Entre estas duas imagens passou um ano. Foi em Dezembro passado que anunciei aqui no Farpas o nascimento da minha afilhada. E sem darmos conta o tempo passou a correr e já estamos a comemorar o seu primeiro aniversário!

A ela e aos papás babados muitos parabéns de um padrinho cheio de saudades,

Zig

12 dezembro 2006

Algumas das razões...



...pelas quais os ponteiros dos relógios nos anúncios geralmente apontam para as 10h08:

Questão logística
A posição dos ponteiros nas 10h12 não obscurece o logótipo da empresa fabricante do relógio, geralmente posicionado abaixo do número 12, nem a função de data, colocada normalmente perto do número 3.

Efeito Psicológico
O formato dos ponteiros tem um efeito positivo no observador já que o ponteiro das horas no número 10 e o ponteiro dos minutos sobre o número 2 formam um símbolo parecido com um "visto", que geralmente significa "ok" ou "feito". Por outro lado 10h08 é uma hora que invoca fins-de-semana e férias, quando se pode dormir até um pouco mais tarde.

Natal incubado

Todos os anos, a unidade de bébés prematuros do Hospital Edith Cavell envia cartões de Natal aos outros departamentos e aos seus ex-pacientes. Este foi o cartão deste ano:



Distribuídos em meados de Outubro, os cartões continham dentro a frase:"é um pouco prematuro, mas Feliz Natal"

10 dezembro 2006

Abriu a época dos prémios de cinema...

...nos Estados Unidos com a eleição dos melhores do ano por parte da National Board of Review.


Letter from Iwo Jima de Clint Eastwood foi o vencedor do prémio de melhor filme. O seu percurso é um pouco insólito, porque Clint Eastwood tinha filmado duas películas sobre a batalha de Iwo Jima, uma do ponto de vista norte-americano (Flags of Our Fathers) e outra do ponto de vista japonês (Letter from Iwo Jima). Quando o primeiro filme, apontado inicialmente como um candidato aos Oscares, obteve pouco sucesso o segundo foi apressado para os cinemas. E pelos vistos a estratégia resultou.
No entanto o prémio de melhor realizador escapou a Eastwood e foi parar a Martin Scorsese, pelo excelente Entre Inimigos. Será desta que finalmente conseguirá o merecido Oscar?


O retrato do ditador ugandês Idi Amin em The Last King of Scotland valeu a Forest Witaker a distinção de melhor actor e Helen Mirren parece imparável com a sua personificação de Elisabete II no filme A Rainha, sendo este com certeza o primeiro de muitos prémios que por aí vêm.

Aqui fica a lista completa dos galardoados:

Melhor filme: Letter from Iwo Jima
Melhor Realizador: Martin Scorsese, Entre Inimigos (The Departed)
Melhor Actor: Forest Whitaker, The Last King of Scotland
Melhor Actriz: Helen Mirren, A Rainha
Melhor Actor Secundário: Djimon Hounsou, Diamante de Sangue
Melhor Actriz Secundária: Catherine O'Hara, For Your Consideration
Melhor Filme Estrangeiro: Volver
Melhor Documentário: Uma Verdade Inconveniente
Melhor filme de animação: Carros
Melhor Elenco: Entre Inimigos (The Departed)
Melhor revelação (actor): Ryan Goslin, Half Nelson
Melhor revelação (actriz): Jennifer Hudsun, Dreamgirls e Rinko Kikuchi, Babel
Melhor revelação (realização): Zach Helm, Stranger than Fiction
Melhor Argumento Original: Zach Helm, Stranger than Fiction
Melhor Argumento Adaptado: Ron Nyswaner, The Painted Veil

08 dezembro 2006

O trilho dos diamantes



Um ensaio fotográfico que mostra a realidade por detrás do comércio de diamantes, seguindo o seu percurso desde as minas africanas às joalharias ocidentais.

Um longo caminho entre a realidade de "Angola, Serra Leoa e Congo, onde os mineiros trabalham a troco de comida, sem salários" e o "gasto anual de 4.5 mil milhões de dólares em anéis de noivado nos Estados Unidos".

Esqueletos a 3D...



...de várias personagens de banda desenhada. Um trabalho do artista coreano Hyungkoo Lee. Mais imagens aqui.

07 dezembro 2006

A caixa de correio de Deus


06 dezembro 2006

Design Candy



Mutação constante é o objectivo por detrás da combinação de luzes, cores e curvas na nova discoteca madrilena Reina Bruja. A concepção do espaço esteve a cargo de Tomas Alia famoso por criar harmonias entre objectos tradicionais e materiais modernos.

"Fallen Astronaut"....



...uma escultura de um astronauta que mede 8,5 cm, é a única obra de arte na Lua.

Foi criada pelo artista belga Paul Van Hoeydonck a pedido do astronauta David Scott para simbolizar os astronautas e cosmonautas que perderam a vida em nome da conquista do Espaço.
Van Hoeydonch recebeu um conjunto de restrições para o trabalho: além dos requisitos físicos (ser leve e robusta), não poderia ser identificável como homem ou mulher, nem de um determinado grupo étnico.

Em 1971, a escultura foi finalmente deixada na Lua pela tripulação da Apollo 15, juntamente com uma placa contendo os nomes dos oito astronautas e seis cosmonautas que tinham morrido até então em voos espaciais ou exercícios de treino.

Correr com a privacidade



Um modelo das sapatilhas Nike que permite a integração com iPods está a ser motivo de controvérsia, depois de se ter descoberto que além de monitorizar a velocidade e distância percorridas, também pode enviar estas e outras informações via sistemas wireless sem conhecimento dos utilizadores.

A equipa de investigação que realizou a descoberta utilizou diversas ferramentas de vigilância, recorrendo por exemplo ao Google Maps, e conseguiu identificar pessoas que usavam este modelo de ténis e saber a sua localização.
"As nossas soluções apontavam quem eram essas pessoas que se exercitavam ou simplesmente andavam pela cidade. Conseguimos identificar indivíduos que nem sequer tinham os seus iPods com eles", referem no mesmo estudo.
Uma vez que cada sensor tem um código único, é possível identificar a localização de uma dada pessoa até uma distância máxima de 18 metros.

Como medida preventiva o estudo aconselha quem usa este tipo de sapatilhas a desactivar o dispositivo de monitorização de corrida, sempre que este não for necessário, ou a retirá-lo definitivamente dos ténis se quiser resguardar a sua privacidade.

Querida obsessão

Durante 20 anos, o norte-americano Robert Shields manteve um registo escrito de absolutamente tudo o que acontecia na sua vida. Todos os dias, Shields sentava-se no seu escritório em casa, ligava o rádio e escrevia as entradas do seu diário durante pelo menos quatro horas. Com cerca de 35 milhões de palavras, acredita-se que seja o mais longo e detalhado diário do mundo.

Shields manteve este registo entre 1972 e 1996, altura em que sofreu uma trombose. Abaixo encontra-se uma das páginas do seu diário, documentando tudo o que fazia com intervalos de 5 minutos!


(clicar na imagem para ampliar)