30 novembro 2006

Pausa

Graças a nuestros hermanos que resolveram invadir-nos durante uns anitos temos direito a três dias seguidos de descanso. O Farpas estará de volta na segunda-feira. Bom feriado e bom fim-de-semana para todos! Fiquem bem!

O Projecto Bandaloop...

...promove a dança, o desporto e a consciencialização ambiental através atletas/bailarinos que executam as suas coreografias nos mais variados locais enquanto suspensos no ar.



O mundo à mesa

Faith D'Aluisio and Peter Menzel viajaram por todo o globo fotografando famílias juntamente com os produtos que consomem numa semana. O resultado é o reflexo das particularidades, excessos e carências da alimentação global.

Inglaterra


China


Estados Unidos


Mali


Mais fotos aqui.

29 novembro 2006

Aeroporto atarefado

Foto-montagem de um dia de tráfego aéreo:



A imagem faz parte de uma exibição patente no Seoul City Museum, Coreia do Sul.

Por falar em gatos...



...este cavaquinho é a minha peça favorita da colecção de Robert Armstrong, um criador de instrumentos musicais.

27 novembro 2006

O gato volta a atacar



Novo anúncio Pedigree Light para cães.
O anterior pode ser visto aqui.

Animais no ventre



Utilizando as mais recentes tecnologias, a National Geographic conseguiu obter imagens espantosas de animais em gestação. O resultado final será incluído no programa A vida no Ventre: Mamíferos a transmitir em Portugal no próximo dia 17 de Dezembro.

26 novembro 2006

Mário Cesariny (1923-2006)

"sou um homem
um poeta
uma máquina de passar vidro colorido
um copo uma pedra
uma pedra configurada
um avião que sobe levando-te nos seus braços
que atravessam agora o último glaciar da terra"
Poeta e pintor, foi o principal impulsionador do movimento surrealista em Portugal. Homossexual assumido, enfrentou a ditadura e foi perseguido pela judiciária. A sua vida, que girou em torno dos ideais surrealistas de Amor, Liberdade e Poesia, chegou hoje ao fim. Em homenagem, o semanário Sol republica a sua última entrevista. Uma leitura obrigatória.

Há links e links



Na web, além dos links tradicionais que simplesmente abrem uma nova página, existem uma série de outros links que ligam a documentos, ficheiros comprimidos, endereços de email e até novas janelas. Daí a utilidade do add-on Link Alert para o Firefox que mostra um ícone identificativo do tipo de link ao lado do cursor. Um método mais simples e eficaz do que estar sempre a consultar a statusbar para tentar perceber o que irá surgir.

Por dentro do sexo



O Channel 5 criou uma série documental sobre sexo intitulada A girls guide to 21st century sex. Para quem está habituado à qualidade dos documentários britânicos não é por isso surpreendente que o assunto seja tratado de forma franca e inovadora.

No primeiro episódio a posição de missionário é mostrada com imagens inéditas tanto exteriores como interiores da penetração e ejeculação. Um video muito interessante, mas claro, totalmente explícito.

Já agora, parabéns ao casal, porque fazer sexo com um monte de cientistas à volta não deve ser nada fácil :)

UPDATE: Infelizmente o video já desapareceu do Google. Para já fica aqui um link alternativo para o Dailymotion, que tem o inconveniente de obrigar a registo para ver o video.

25 novembro 2006

Rir de graça



Arrested Development, uma das melhores séries de comédia dos últimos anos, está agora disponível na internet de forma legal e gratuita.

O único senão é que é preciso aceder ao site com o Internet Explorer (6+) e ter instalada a mais recente versão do Windows Media Player.

24 novembro 2006

Uma comparação...

...dos preços de vários líquidos:


New Bond, James Bond


Barman: Shaken or stirred?
James Bond: Do I look like I give a damn?
Sacudiram o capote e o mofo saiu. É assim que se pode definir Casino Royale o mais recente filme de 007. Quando tudo apontava para um falhanço de enormes proporções recebemos como prenda um dos melhores filmes de sempre da saga do agente secreto.

Aplausos
O novo Bond. Criticado como bronco, feio e inexpressivo, Daniel Craig demonstra no filme que é precisamente o oposto. Sem medo de se expor, humaniza a personagem.

o genérico lindíssimo e sem recurso a moças meramente decorativas.

A perseguição inicial. Fabulosa.

Bond, James Bond. A apresentação mais famosa do cinema aparece no lugar certo. E nem um segundo antes.

A vida pessoal de M. Pequenos toques que humanizam as personagens e que nos permitem saber um pouco mais sobre a verdadeira mulher na vida de Bond.

A frase mais dura jamais dita por James Bond aparece neste filme. Simples e contundente, esconde por detrás um turbilhão de emoções. Não digo qual é porque revela uma das surpresas da película. Mas quem já viu o filme sabe certeza ao que me refiro.

Vaias
Demasiados vilões que tornam a história confusa.

O final arrastado. Se cortassem 20 minutos o filme só teria a ganhar.

Os melhores dos melhores

Chegado o fim do ano começam a aparecer as listas dos melhores de 2006 em todo o tipo de categorias. Aqui ficam algumas das mais interessantes:

Os melhores filmes (segundo o site Metacritic)


Os melhores logotipos (segundo o site Art Graphics)


As 50 pessoas mais bonitas do mundo (segundo a revista People)


As melhores invenções (segundo a revista Time)



Os melhores álbuns (segundo o site MetaCritic)


Os melhores sites (segundo a revista Business Week) e os Vencedores dos Webby Awards

22 novembro 2006

Um spa muito especial

O Yunessun Spa Resort no Japão dispôe de umas piscinas realmente "especiais" onde os clientes se podem banhar em café...



...chá verde...


...vinho tinto...


...e até Sake!


As últimas são capazes de dar uma ressacazita, mas é tudo em nome da boa forma física! :)

21 novembro 2006

Robert Altman (1925-2006)



M*A*S*H, Gosford Park, Short Cuts e The Player são apenas alguns dos filmes que revelam a versatilidade de Robert Altman. E principalmente a sua grande paixão pelos actores com quem trabalhava de uma forma muito cúmplice. Grandes elencos, o incentivo ao improviso e diálogos sobrepostos como se tratassem de conversas reais são parte do seu legado. Foi nomeado para cinco Oscares e acabou por levar apenas um honorário na cerimónia deste ano, que ficou sobretudo marcada pela excelente apresentação do prémio, bem ao estilo do realizador, feita por Meryl Streep e Lily Tomlin:



Melhor homenagem era impossível.

20 novembro 2006

Gwen na net



O novo álbum só sai dia 5, mas claro, já anda a circular por aí. Quem gostou do trabalho anterior da cantora vai com certeza gostar deste novo disco.

Design Candy



Este não é o típico colar de contas da avozinha. São 80 ímanes unidos pela força magnética, que funciona tão bem como qualquer fio, excepto permitir ser muito mais criativo. O colar rapidamente se transforma numa gargantilha, pulseira ou anel de diversos formatos. A imaginação é o limite.

Só é melhor não deixar perto do computador porque pode provocar alguns estragos...

19 novembro 2006

Ecrã plano

Quem não tem cão...



...caça com gato...


17 novembro 2006

Horrores de Hollywood

Das tragédias aos absurdos, uma lista do pior do cinema:

Anúncios no cinema
Aproximando-se o Natal somos metralhados com anúncios no cinema e ficamos a pensar se deviamos ter de os aturar se já pagamos dinheiro para ver o filme. Se pelo menos o projectassem de graça...



A rave de Matrix
Esta deve ser a forma mais estranha e transpirada de se passar o tempo na eminência do fim do mundo. Mais valia um longo e reconfortante banho quente...

Sofia Coppola n'O Padrinho III
Aos 16 anos o pai resolveu colocá-la à frente das câmaras, substituíndo à última hora Winona Ryder. O resultado foi o que se viu. Felizmente resolveu largar a carreira de actriz e dedicar-se (e bem) ao ofício do pai.



Microfones à vista
Metade da plateia entra em burburinho sempre que um microfone aparece numa cena. Por defeito culpa-se o realizador. Na verdade todas as películas têm uma área de imagem extra que não é suposto ser vista e quem devia levar um puxão de orelhas é o projeccionista por não enquadrar o filme correctamente.

Madonna
Um grande ícone da cultura popular actual que se transforma em algo medíocre sempre que tenta actuar. Porquê continuar a insistir em massacrar-se massacrar-nos?



Mamilos no fato do Batman
O filme Batman e Robin introduziu esta inovação, mas realmente mais valia porem o Clooney sem fato, né?



Gigli
O filme já estava morto e enterrado antes de chegar aos ecrãs. O tema da lésbica que vira de campo depois de conhecer "o homem certo" apenas serviu para colocar o último prego no caixão.



Timothy Dalton
Os puristas dizem que Ian Fleming envisionava um James Bond moreno, mas será isso preferível a não ter qualquer tipo de carisma?

O vencedor errado
A história dos Oscares está cheia de injustiças mas uma das mais flagrantes é sem dúvida Martin Scorsese ter perdido a estatueta por Tudo Bons Rapazes (Goodfellas) para Dança com Lobos em 1991.



Orion
Este estúdio declarou falência alguns meses antes da sua última película, O Silêncio dos Inocentes, se tornar um êxito e conseguir o feito raro de ser galardoada com os cinco Oscares principais. Oops.

Pirataria
Os estúdios de Hollywood choram baba e ranho sobre os efeitos da pirataria sem tentarem usar o modelo de video-on-demand com a tecnologia que tornou a cópia de filmes na net tão simples. Os bons tempos não duram para sempre mas eles bem que gostavam.



Mortes em cena
Uma arma mal carregada feriu fatalmente Brando Lee de 28 anos, num episódio que relembra também o destino do seu próprio pai.

O actor Vic Morrow sofreu talvez a morte mais trágica de sempre ao interpretar uma cena com duas crianças em que tinha de atravessar um rio com um helicóptero por cima e explosões por todo o lado. O realizador John Landis ordenou ao piloto para descer cada vez mais o helicóptero até que este se descontrolou e Vic e as duas crianças morreram tragicamente. O realizador foi acusado de homicido involuntário mas posteriormente ilibado.



Cleópatra
44 milhões de dólares e dois anos e meio de filmagens no filme que continua a ser o mais caro de todos os tempos. Liz Taylor quase morreu de pneumonia, o realizador saiu a meio, a produção mudou-se de Inglaterra para Itália, e o Vaticano condenou o romance entre Richard Burton e La Liz. Mais valia terem feito um filme sobre as próprias filmagens...

Woody Allen: Os últimos dez anos
Desapontamento é a palavra certa para classificar a última década de um dos melhores realizadores e autores norte-americanos.



Jar Jar Binks
Talvez a personagem mais odiada e irritante de todos os tempos.

Oscares ausentes
Há oscares de sobra para filmes como Chicago, mas não sobrou nenhum para Hitchcock ou Cary Grant. E Oscares Honorários ("prémios de consolação") não contam...


A década perdida
Durate a época do McCartismo a caça aos comunistas levou cerca de 300 actores, realizadores, argumentistas e produtores a serem considerados párias. Quem delatou colegas, como é o caso do realizador Elia Kazan, nunca foi perdoado. Quantas obras-primas ficaram por concretizar devido a esta caça às bruxas nunca se saberá.

Picadelas (bem) localizadas



O VeinViewer permite aos médicos terem uma noção clara do posicionamento das veias antes de enfiarem a agulha.

O videoclip dos The Killers...

...realizado por Tim Burton:


16 novembro 2006

Saltar das páginas

Su Blackwell recorta páginas de livros recriando a sua essência em imagens tridimensionais.

Como é o caso de obras de ficção como Alice no País das Maravilhas...



...ou de livros de referência como um compêndio sobre Flores Selvagens...



A colecção completa pode ser vista aqui.

Nadando com ursos polares



A Polar Bear Habitat está localizada no Canadá e abriga três ursos polares. Nanook um macho de 24 anos e Aurora e Nikita, gémeas de 4 anos.

A piscina do empreendimento permite aos clientes nadarem com os ursos. Ou quase. Na realidade os humanos ficam separados deles por uma barreira de vidro, mas que permite a sensação de ver um urso polar bem de perto.

Design Candy



Lareira portátil concebida pelo designer Wolf Udo Wagner.

O reverso da beleza



A modelo Carolina Reston viajou em meados de Outubro para Paris para fazer uma sessão fotográfica que nunca aconteceu. Acabou internada no dia 25 com insuficiência renal. O seu estado era tão grave que degenerou em infecção generalizada. A modelo acabou por morrer ontem. Tinha 21 anos, pesava 40 quilos e media 1,74 m.

Pressionada nos últimos tempos pela falta de trabalho, a modelo ingeria apenas maçãs e tomates, que vomitava de seguida.

A família acha que as agências não estão a fazer o seu papel na educação das modelos em relação à anorexia sublinhando, no entanto, que não se trata de uma campanha contra as agências, mas a favor das modelos em uma tragédia recorrente. Porque, segundo dizem (e bem) "Não há nada de glamouroso em um fim assim".

15 novembro 2006

Hyperwords



Há vários tipos de tarefas que realizo habitualmente: procurar nomes na Wikipedia ou no IMDB, copiar um endereço não "linkado" e abri-lo numa nova tab, procurar a definição de um determinado termo no dicionário, etc. Todas estas funções envolvem vários passos, que ao fim de algum tempo se tornam repetitivos. A extensão Hyperwords para o Firefox vem resolver este tipo de problemas ao permitir efectuar este tipo de procedimentos através de uma simples selecção num menu.

Por exemplo, para procurar um nome ligado ao cinema, basta seleccioná-lo na página e do menu do hyperwords escolher References > Imdb. Uma nova tab com uma busca do nome no site aparece automaticamente.

Desta forma perde-se muito menos tempo a abrir páginas e procurar informação.

PS: o menu do hyperwords tende a aparecer sempre que se selecciona algo numa página. No entanto pode ser configurado para surgir apenas quando se carrega em ENTER depois da selecção feita. Para mim esta é a forma mais eficaz de o utilizar.

"O efeito cupertino"

Could you tell us how far such policy can go under the euro zone, and specifically where the limits of this Cupertino would be? (European Central Bank press conference, 3 Nov. 1998)

Centenas de documentos da União Europeia fazem menção a um misterioso Cupertino nos locais mais inusitados.

A resposta a este enigma parece estar em diversos correctores ortográficos que dão "Cupertino" como primeira opção de substituição quando a palavra cooperation é mal escrita. Visto esta ser uma palavra comum em documentos oficiais, "Cupertino" tende a aparecer um pouco por todo o lado.

Devido a este fenómeno, o termo Efeito Cupertino é agora utilizado para classificar situações em que palavras escritas incorrectamente são substituídas por palavras sem nexo.

14 novembro 2006

Só ele



Mais uma tirada antológica de Bush:

"Todos os americanos podem estar orgulhosos no exemplo de democracia que demos ao mundo ao realizarmos eleições mesmo em tempo de guerra."

Com esta frase, além de insultar países onde realmente se pode morrer quando se vai votar, dá para ver a lógica retorcida na cabeça de Bush. Um autêntico nó.

10 novembro 2006

Arte flutuante...





...em 3D.

Galeria completa aqui.