31 outubro 2006

O bode expiatório



Alan Smithee é o pseudónimo utilizado pelos realizadores quando não querem ficar ligados a um determinado filme (que geralmente deu para o torto).

Foi usado pela primeira vez em 1969 quando os realizadores de Death of a Gunfighter se recusaram a serem creditados. A partir daí o nome tem sido utilizado em diversos meios, desde o video de I Will Always Love You do filme O Guarda-Costas a versões para televisão (geralmente retalhadas) de filmes, como é o caso de Perfume de Mulher.

Uma espreitadela ao site imdb revela o impressionante e extenso curriculo do "realizador", embora a qualidade dos filmes deixe muito a desejar.

Por isso, já sabem, se forem ver um filme e no genérico aparecer "An Alan Smithee film" é mau sinal...

30 outubro 2006

Sinal...

...de que está na altura de fazer uma dietazita:



Anúncio Pedigree Light para cães.

Os trabalhos de Claire...



...da série Sete Palmos de Terra explicados pelos produtores e pelos artistas que os criaram.

29 outubro 2006

Todos ao Circo!



Reabriu este fim-de-semana o Theatro Circo em Braga, depois de quase 7 anos de obras de recuperação, e o resultado está fantástico.

O espaço conta com dois auditórios e a programação é muito ecléctica, incluindo desde concertos (Antony and the Johnsons, Manuela Azevedo, noites de fado, etc.) a teatro (As mulheres da minha vida, Buraco, Histórias do dia e da noite). Aliás, a procura tem sido tanta que a programação está quase esgotada até ao fim do ano. Um excelente sinal.

Para nos mantermos a par das últimas novidades, além do site oficial (ainda em "fase de acabamentos", como é costume por cá), existe também um blog com informação mais aprofundada sobre alguns dos artistas que irão lá actuar.

27 outubro 2006

Depois dos anúncios...

...para televisão, chega a publicidade para imprensa:



Mais aqui.

Pussycat Dolls



A culpa é do Made In Brazil que me pôs a ouvir I don't Need a Man (a ironia...) e agora tenho o CD sempre a tocar. Por isso tomem lá a canção para eu não estar para aqui viciado sozinho :)


Avisos...

...colocados pelos serviços sanitários de Barcelona para tentar combater a crescente quantidade de lixo nas praias.



Mais aqui.

Maldito bicho!



Um clássico Nelo e Idália.

[via email]

26 outubro 2006

O que parece ser...



...uma imagem actual, é na realidade uma foto tirada na Rússia em 1909. A sua nitidez e cores vivas devem-se às técnicas experimentais do fotógrafo Sergei Prokudin-Gorskii que se propôs registar o Império Russo na véspera da I Guerra Mundial. As fotografias antigas tradicionais tendem a criar um certo distanciamento mas nestas conseguimos ver coisas como os pormenores da relva ou os detalhes das roupas dos retratados, criando um testemunho único daquela época.

A galeria completa pode ser vista aqui.

25 outubro 2006

As três capas do ano...

...segundo a associação de revistas norte-americana.

A resposta incompetente do governo americano ao furacão Katrina representado por uma Casa Branca inundada:



A capa da 1000ª edição da Rolling Stones numa celebração a 3D da cultura popular norte-americana:



E, a minha favorita, a capa do The Economist sobre o anúncio do lançamento de vários mísseis pela Coreia do Norte:



Todas as restantes capas premiadas podem ser vistas aqui.

(in)Dignidade

Michael J. Fox, que foi diagnosticado com Parkinson em 1991, resolveu dar o seu apoio à pesquisa com células estaminais num pequeno anúncio, tendo em vista as eleições americanas de Novembro. A coragem de aparecer quando a doença já progrediu tanto é de se louvar, embora seja penoso constatar a devastação que causa.



O problema é que os extremistas de pacotilha do costume não podiam perder mais uma oportunidade para achincalhar sem qualquer tipo de pudor quem simplesmente tenta defender aquilo em que acredita, e por isso Rush Limbaugh (um locutor de rádio conservador e muito popular) veio a público gozar com o anúncio acusando Michael J. Fox de estar a usar as suas capacidades como actor para dramatizar os efeitos da doença ou, pura e simplesmente, ter deixado de tomar a sua medicação.

Realmente a dignidade e o respeito há muito que se perderam em Jesusland. Só espero que os EUA comecem novamente a virar para os democratas, porque com Bush e companhia no poder não vai com certeza haver nenhum tipo de avanço na pesquisa com células estaminais. Que em Novembro se comece (finalmente) a fazer justiça.

Software gratuito

Após um encontro forçado com o ecrã-azul-da-morte do Windows, depois de tentar desinstalar o Internet Explorer 7 (a curiosidade de o instalar foi superior à racionalidade de o não fazer), passei o dia a reinstalar a minha máquina. Existem diversos programas gratuitos que utilizo e como tive de voltar a instalá-los lembrei-me de fazer um post com alguns dos meus favoritos. De fora ficam alguns suspeitos do costume como o Firefox ou o AVG Anti-Virus.



X1
O sistema de buscas do Windows está completamente ultrapassado e demora uma eternidade a encontrar ficheiros. Por isso foram surgindo gradualmente programas de busca rápida como o Google Desktop Search e o Copernic. Além destes existia o X1 que aparecia regularmente nas críticas como sendo o melhor mas que tinha um problema. Era pago (e nada barato). Este mês finalmente a empresa que o criou percebeu que estava a perder mercado e resolveu disponbilizá-lo gratuitamente.



FoxIt Reader 2.0
Um dos problemas do Adobe Reader é demorar demasiado tempo a carregar. A maior parte das vezes apenas quero ver um documento de pdf e não preciso de toda a funcionalidade extra do programa da Adobe por isso substituí-o pelo FoxIt Reader que apenas contém o essencial e, por essa razão, carrega muito mais depressa.



Rainlendar
Este é o calendário que uso. É pequeno, configurável com alarmes e lembretes e integra-se no desktop do Windows.



µTorrent
Geralmente os programas de torrents são pesados e exigem demasiados recursos do sistema. Por isso os criadores do µTorrent tentaram ir precisamente na direcção oposta, criando uma aplicação pequena mas muito eficaz e fácil de usar.



CCleaner
Um utilitário para limpar e optimizar o computador eliminando arquivos desnecessários do computador, desde os da cache do browser aos ficheiros temporários.

24 outubro 2006

Asneiradas...



...das provas globais:

Biologia

'A respiração anaeróbia é a respiração sem ar que não deve passar de
três minutos.'

'As plantas distinguem-se dos animais por só respirarem à noite.'

'A insónia consiste em dormir ao contrário.'

'Quando um animal irracional não tem água para beber, só sobrevive se for
empalhado.'

'A principal função da raiz é enterrar-se.'

'O coração é o único órgão que não deixa de funcionar 24 horas por dia.'

'As aves têm na boca um dente chamado bico.'

História

'O objectivo de uma Sociedade Anónima é ter muitas fabricas desconhecidas.'

'Na Grécia a democracia funcionava muito bem porque os que não estavam de
acordo envenenavam-se.'

'As múmias tinham um profundo conhecimento de anatomia.'

'A arquitectura gótica notabilizou-se por fazer edifícios verticais.'

'Os Egípcios antigos desenvolveram a arte funerária para que os mortos
pudessem viver melhor.'

Geologia

'Terramoto é um pequeno movimento de terras não cultivadas.'

Química

'Lavoisier foi guilhotinado por ter inventado o oxigénio.'

[via email]

23 outubro 2006

Para recordar



Com base nos videos do YouTube, a revista BLITZ resolveu fazer uma lista de 25 momentos musicais estranhos, hilariantes ou simplesmente embaraçosos. Há de tudo um pouco, desde uma Sabrina a transbordar na televisão espanhola até Kylie Minogue em sessão de dança com Herman José.

Não há coincidências (?)



O blog Freedom To Copy acusa Miguel Sousa Tavares de usar a obra Freedom at Midnight como mais do que uma mera fonte de consulta para o seu best-seller Equador. Diversas passagens de ambas as obras são citadas para demonstrar as semelhanças. Ficamos à espera dos próximos capítulos...

A língua dos gatos...

...é das coisas mais ásperas que existem (algo que o Mister Boris faz questão de me demonstrar periodicamente) e esta fotografia captura na perfeição os seus pormenores.



A foto foi vencedora na categoria Animal/Natureza dos prémios da revista Digital Camera.
Os restantes premiados podem ser vistos aqui.

A guerra dos browsers



Foram precisos seis anos para a Microsoft lançar finalmente uma nova versão do Internet Explorer. Além de não trazer nada de muito relevante para quem usa outros browsers como o Firefox ou o Opera, já começaram a surgir problemas de segurança.


Entretanto, o lançamento da versão 2 do Firefox está anunciado para amanhã. Entre as novidades, destacam-se corrector ortográfico integrado, protecção contra esquemas de phishing, sugestão imediata de resultados ao efectuar buscas, restauro de sessões anteriores, etc. A lista completa de novas funcionalidades pode ser lida aqui.

ACTUALIZAÇÃO: Embora só amanhã seja lançada oficialmente, a nova versão do Firefox já pode ser descarregada da net. Este link dá acesso às pastas com o programa nas diversas línguas disponíveis.
De notar que, como em todas as novas versões do Firefox, algumas extensões poderão deixar de funcionar.

ACTUALIZAÇÃO 2:O Firefox 2.0 já está disponível na página oficial.
[via]

21 outubro 2006

Cotoveladas milionárias



O milionário Steve Wynn não cabia em si de contente após ter fechado um negócio para vender o quadro de Picasso "Le Rêve" pela soma recorde de 139 milhões de dólares. Dias antes da transacção se concretizar resolveu mostrar a obra por uma última vez a alguns amigos. O problema é que durante um momento de maior entusiasmo esbracejou de tal forma que acabou por enfiar o cotovelo pelo quadro dentro deixando-o com um buraco bem visível. A realizadora Nora Ephron foi uma das testemunhas presentes e conta como tudo aconteceu no seu blog. É mesmo caso para dizer: Ooops!

"Thin"...



...é o título deste revelador ensaio fotográfico sobre distúrbios alimentares da autoria da jornalista da revista Time Lauren Greenfield.

20 outubro 2006

Alguns exemplos...

...de escritórios criativos:

O Ministério da Economia da Dinamarca inclui salas de reunião ovais cujas paredes são autênticos quadros brancos onde é possível escrever...



O novo edifício londrino da Red Bull inclui escorregões entre andares...



A sede da Pixar possui gabinetes no formato de pequenas cabanas...


E o Googleplex da Google inclui todo o tipo de divertimentos que torna o ambiente de trabalho apetecível...



Mais escritórios criativos aqui.

Sósias

O fotógrafo Francois Brunelle tem em curso um projecto em que fotografa pessoas idênticas, sem qualquer grau de parentesco entre si, ao lado uma da outra. Em alguns casos a semelhança é mesmo extraordinária.



A galeria completa pode ser vista aqui.

"Eye Candy"


É assim que consigo classificar os dois últimos filmes que fui ver. O primeiro, A Dália Negra é uma tal embrulhada que dá pena tendo em conta os recursos à disposição e o material em que se inspira. Quando a personagem principal se interessa tão pouco pelo que aconteceu à moça que dá título à fita, porque é que nós nos haviamos de preocupar?
Valha-nos a fantástica produção hollywoodesca que nos faz mesmo acreditar que estamos na LA dos anos 40 e duas fabulosas cenas: a da descoberta da Dália com um tiroteio à mistura e a de KD Lang a actuar num clube nocturno. De resto, boring boring...


Pelo contrário, Maria Antonieta, não é nada chato e a história se é embrulhada é mesmo para presente (e vistoso). Quase todo o filme é de tal forma superficial que quando chega o momento da verdade, e todos sabemos que chegará, a transformação de menina frívola em mulher conscenciosa é-nos servida às colheradas difíceis de tragar. Que Sophia Coppola não gosta (ou não se interessa) pela vertente histórica é evidente, mas tentar ignorá-la até ao último momento possível desequilibra a película. E é pena, porque como acontece com A Dália Negra estavam reunidas todas as condições para este ser um excelente filme. No final (quase) tudo o que sobrou foi mesmo um gigantesco eye candy...

19 outubro 2006

Um novo livro...



...lista as 101 pessoas mais influentes, com um senão. Elas nunca viveram. Mas influenciaram comportamentos e mentalidades.

No topo da lista aparece "o mais famoso assassino dos últimos duzentos anos", o homem da Marlboro. Segue-se-lhe o Big Brother do livro 1984 de George Orwell, o símbolo do totalitarismo, controlo governamental e vigilância. O resto do top 10 é completado pelas seguintes personagens:

3. Rei Artur
4. Pai Natal
5. Hamlet
6. O monstro de Frankenstein
7. Siegfried
8. Sherlock Holmes
9. Romeu e Julieta
10. Dr. Jekyll e Mr. Hyde

A lista completa, que pode ser vista aqui, inclui ainda São Valentim, O patinho feio, James Bond, o sapo Cocas e Ivanhoe, entre outros.

18 outubro 2006

Bocejos

Este foi o logotipo escolhido para as comemorações dos 50 anos da União Europeia...



...uma ideia já repetida ad infinitum com cada letra num estilo diferente representado a "diversidade". O "since 1957" dá-lhe um tom irónico que reafirma o que parece pertencer a uma etiqueta de roupa.

Em segundo lugar vem a inevitável combinação das iniciais EU e o número 50 sobrepostos num padrão de cores...



E finalmente, o que ficou em terceiro lugar, era pelos menos um pouco mais interessante...



...adicionando à neutralidade do cinzento no título "european union 50" alguns sinais fonéticos representativos de várias línguas europeias.

Os restantes finalistas podem ser vistos aqui.

17 outubro 2006

Depois de San Francisco...

...Glasgow foi o local escolhido para o segundo anúncio dos televisores Sony Bravia. Em vez de bolas saltitantes desta vez foi utilizada tinta colorida e fogo-de-artifício. A limpeza do local durou 5 dias.



No site oficial pode-se ver o mesmo anúncio em alta definição.

Só sai a 23 de Outubro...



...mas, como sempre, a net adiantou-se e o novo CD do Robbie boy já anda a circular por aí.

Abaixo a faixa que dá título ao álbum:

15 outubro 2006

Noção de beleza

Com o constante bombardeamento de imagens "perfeitas" a noção de beleza hoje em dia está cada vez mais distorcida. A Dove, para demonstrar o que se faz actualmente em termos de manipulação de imagem, deu liberdade total a um fotógrafo para tornar uma mulher o mais bonita possível para um cartaz publicitário.

A maquilhagem, iluminação e sessão fotográfica demoraram cerca de 5 horas. Os retoques em Photoshop demoraram 4 dias. Todo o trabalho foi gravado em video. Este é o resultado:


Origem...



...do nome de bandas famosas:

ABBA
Embora signifique "pai" em hebraico, é na realidade um acrónimo das primeiras letras do nome de cada membro da banda: Agnetha, Björn, Benny and Anni-Frid (Frida).

AQUA
Inspirado por um poster do Danish Aquarium que estava pendurado no estúdio de gravação.

Backstreet Boys
O Backstreet Market era o nome de uma loja onde os membros da banda costumavam se juntar.

Beastie Boys
Beastie são as iniciais de Boys Entering Anarchist Stages Towards Internal Excellence.

Depeche Mode
Baseado no nome de uma revista de moda francesa.

Eurythmics
Um método de ensino de música do final do séc. XIX.

Limp Bizkit
Inspirado em Buiscuit, o cão coxo de Fred Durst.

Pink Floyd
Junção dos nomes de dois músicos de blues, Pink Anderson e Floyd Council.

Savage Garden
Uma frase do livro "Entrevista com o Vampiro" de Anne Rice.

UB40
Nome de um formulário que os britânicos têm de preencher para receber subsídios do Estado.

A lista completa pode ser lida aqui.

14 outubro 2006

Os perigos morais de blogar


"Let me emphasize that no one—including adults—should have a blog or personal website (unless it is for legitimate business purposes)."
Um dos textos mais idiotas e involuntariamente hilariantes que li nos últimos tempos.

Língua retorcida



Um site que reúne centenas daquelas frases tão difíceis de dizer depressa. A secção portuguesa inclui desde o clássico...

Um tigre, dois tigres, três tigres.

...até ao desconcertante...

Se o bispo de Constantinopla a quisesse desconstantinoplatanilizar não haveria desconstantinoplatanilizador que a desconstantinoplatanilizaria desconstantinoplatanilizadoramente.

13 outubro 2006

Uma interessante...



...comparação entre diversas cenas do filme 300 e a novela gráfica em que este se inspirou.

Fazer a diferença com música



A Apple lançou uma edição especial do iPod em vermelho cuja parte das receitas reverte a favor do programa (Red) que se destina a ajudar no combate à SIDA em África.