06 dezembro 2006

Correr com a privacidade



Um modelo das sapatilhas Nike que permite a integração com iPods está a ser motivo de controvérsia, depois de se ter descoberto que além de monitorizar a velocidade e distância percorridas, também pode enviar estas e outras informações via sistemas wireless sem conhecimento dos utilizadores.

A equipa de investigação que realizou a descoberta utilizou diversas ferramentas de vigilância, recorrendo por exemplo ao Google Maps, e conseguiu identificar pessoas que usavam este modelo de ténis e saber a sua localização.
"As nossas soluções apontavam quem eram essas pessoas que se exercitavam ou simplesmente andavam pela cidade. Conseguimos identificar indivíduos que nem sequer tinham os seus iPods com eles", referem no mesmo estudo.
Uma vez que cada sensor tem um código único, é possível identificar a localização de uma dada pessoa até uma distância máxima de 18 metros.

Como medida preventiva o estudo aconselha quem usa este tipo de sapatilhas a desactivar o dispositivo de monitorização de corrida, sempre que este não for necessário, ou a retirá-lo definitivamente dos ténis se quiser resguardar a sua privacidade.

0 bitaite(s):

Enviar um comentário