25 outubro 2006

Software gratuito

Após um encontro forçado com o ecrã-azul-da-morte do Windows, depois de tentar desinstalar o Internet Explorer 7 (a curiosidade de o instalar foi superior à racionalidade de o não fazer), passei o dia a reinstalar a minha máquina. Existem diversos programas gratuitos que utilizo e como tive de voltar a instalá-los lembrei-me de fazer um post com alguns dos meus favoritos. De fora ficam alguns suspeitos do costume como o Firefox ou o AVG Anti-Virus.



X1
O sistema de buscas do Windows está completamente ultrapassado e demora uma eternidade a encontrar ficheiros. Por isso foram surgindo gradualmente programas de busca rápida como o Google Desktop Search e o Copernic. Além destes existia o X1 que aparecia regularmente nas críticas como sendo o melhor mas que tinha um problema. Era pago (e nada barato). Este mês finalmente a empresa que o criou percebeu que estava a perder mercado e resolveu disponbilizá-lo gratuitamente.



FoxIt Reader 2.0
Um dos problemas do Adobe Reader é demorar demasiado tempo a carregar. A maior parte das vezes apenas quero ver um documento de pdf e não preciso de toda a funcionalidade extra do programa da Adobe por isso substituí-o pelo FoxIt Reader que apenas contém o essencial e, por essa razão, carrega muito mais depressa.



Rainlendar
Este é o calendário que uso. É pequeno, configurável com alarmes e lembretes e integra-se no desktop do Windows.



µTorrent
Geralmente os programas de torrents são pesados e exigem demasiados recursos do sistema. Por isso os criadores do µTorrent tentaram ir precisamente na direcção oposta, criando uma aplicação pequena mas muito eficaz e fácil de usar.



CCleaner
Um utilitário para limpar e optimizar o computador eliminando arquivos desnecessários do computador, desde os da cache do browser aos ficheiros temporários.

0 bitaite(s):

Enviar um comentário