30 novembro 2005

Presentes para os inimigos (III)



Que tal oferecer uns cotos de vela que permitem transformar garrafas vazias em castiçais?

Nota: O mesmo site que produz esta "maravilha" tem na verdade produtos muito interessantes e aos quais vale a pena dar uma olhada.

Christmas gifts for the enemy: tranform bottles into candle holders.
via LA Apartment Therapy.

Finalmente!


"Kitchen Confidential foi um dos melhores (reality-)livros que li nos últimos anos. Principalmente porque me surpreendeu. Aquilo que eu pensava serem as memórias (mais ou menos) pacíficas de um chefe de cozinha acabou por se revelar uma leitura empolgante e (muito) esclarecedora. Drogas, lutas de egos e traições, tudo muito perto de facas afiadas."
Isto foi o que escrevi há tempos sobre a versão original de Kitchen Confidential. Soube agora que saiu a edição portuguesa, Cozinha Confidencial - Aventuras no submundo da restauração, editado pela Dom Quixote. Se ainda não leram, não percam a oportunidade.
Kitchen Confidential has a portuguese edition.

Feliz Aniversário!!!



Parabéns, Nônô!! O bolo é virtual mas os votos são bem reais. Espero que o próximo já possamos comemorar todos juntos!
Beijinhos e até dia 17!

Today is the birthday of a dear friend that is travelling through Africa

Segundo o Vaticano...



...sou narcisista, busco a sedução e tenho dificuldade em cooperar institucionalmente. É com estas e outras pérolas que a igreja caracteriza os "homossexuais". Agora desculpem que tenho de ir limpar o espelho, seduzir os trolhas que estão cá em casa e ir reclamar do IRS que paguei às finanças.

According to the Vatican homossexuals are narcisists, search for seduction and don't cooperate institutionaly.

A obra de Fernando Pessoa...

"Segue o teu destino,
Rega as tuas plantas,
Ama as tuas rosas.
O resto é a sombra
De árvores alheias."

-Ricardo Reis
...passa hoje para o domínio público. É de todos.
The works of the portuguese poet Fernando Pessoa entered today in the public domain.

"Staying alive: Transit"...



...é um documentário filmado em vários locais do mundo e que explora temas como as emoções, a sexualidade e o sexo seguro entre os jovens.
Passa hoje na RTP 1 às 2 (!) da manhã. Nada como consciencializar pessoas pela madrugada fora...

The documentary "Staying alive: Transit" is broadcasted by RTP 1 tomorrow at 2 AM

Prendas para os inimigos (II)



O porquinho "guardião da dieta". Cada vez que abre o frigorífico ele faz oink! e "só engorda quem não lhe der ouvidos".

Christmas gifts for the enemy (II): The pig makes a "oink!" when the fridge door is open "and only those who doesn't listen go fat".

De que sexo...



...é o seu cérebro?

Prendas para os inimigos (I)



Que tal um pára-quedas para rolhas de garrafas de champagne?

Christmas gifts for the enemy: Parashoot for champagne bottles.
via Boing Boing.

Loc8tor



Um localizador de carteiras, chaves e tudo o mais que parece ganhar vida própria quando estamos com pressa.
A ideia é interessante, mas não será o próprio loc8tor propenso a se perder?

Loc8tor: Locates keys, wallets and everything that seems to go missing when you're in a hurry.

29 novembro 2005

E aí está ele



Depois de alguns atrasos finalmente chega o Firefox 1.5.

Nota: algumas extensões poderão ser incompatíveis com esta versão. No meu caso, apenas duas o eram e uma foi actualizada automaticamente pelo programa.

After a few delays finally Firefox 1.5 official release is out.

A divertida arte...



...de Michael Godard, especialmente a sua The Martini Series.

Michael Godard's The Martini Series.
via Ursi's Blog.

A Guiness da paciência eterna



O que parece ser apenas mais um anúncio a cerveja passado num bar rapidamente se transforma em algo completamente diferente. Vejam que vale a pena.

Fantastic Guiness ad.

Detectando as fraudes


Phising
Acto de enviar um e-mail fazendo-se passar por uma empresa legítima numa tentativa de extrair informação privada do utilizador com o objectivo usurpar a sua identidade.
O site Mailfrontier criou um teste para saber se os utilizadores conseguem distinguir e-mails legítimos de e-mails de phising. E a verdade é que apenas 4% dos utilizadores conseguiram acertar em todas as respostas.

Quem quiser pode fazer o teste aqui. No final obtém-se uma lista das respostas correctas e também várias explicações de como detectar se um e-mail é legítimo ou não.
Only 4% of internet users can spot phishing emails accurately. Make the test to know if you're one of them.
via Digg.

28 novembro 2005

Nostalgia



A maior colecção de cassetes do mundo.

The biggest cassettes colection in the world.
via Il Meglio del Web.

CSS



Um bom guia online para iniciantes.

Se fosse assim tão fácil...



Como detectar mentiras pelos movimentos dos olhos.

How to Detect Lies: Eye Direction and Lying
via Digg.

AmorCausa



A nova campanha da Renova, AmorCausa. com fotografias de François Rousseau, já anda pelas ruas.
Este projecto revisita as bem-aventuranças e cada imagem se assemelha a um fresco. A sessão fotográfica ocorreu na maior favela do Rio de Janeiro, a Rocinha, com figurantes provenientes das suas ruas.

The new ad campaign by Renova signed by François Rousseau is already on the streets in Portugal.

Pimpinha vai a África



Crónica de Catarina Jardim no Jornal O Independente:

Todos a Bordo

"O cruzeiro a África foi uma loucura. Pode mesmo dizer-se que foi o cruzeiro das festas – como alguns dos convidados chamavam ao navio em que Luís Evaristo nos presenteou com mais um BeOne on Board. Sexta-feira, embarque às 17h00, seguido dos devidos preparativos para o jantar de gala a bordo – mais tarde, já com as roupas trocadas, o festão decorreu em duas discotecas e quase ninguém dormiu, tal era a vontade de não perder pitada.

Sábado chegámos a Tânger por volta das 14h00, desembarcámo-nos e dirigimo-nos à Medina e ao mercado, com a ajuda de um guia – que tentou levar-nos a todo o lado menos aonde queríamos. O que quer que eu tente descrever não é nada comparado com a realidade. Tânger é bastante feia, muito suja e as pessoas têm um aspecto assustador. Por várias vezes tentaram aldrabar-nos, chegando a limites inauditos como o de nos pedirem três mil euros por uma garrafa de água! Apesar de já ter viajado muito, nunca tinha visto uma cultura assim – e sendo eu loira não me senti nada segura ou confortável com a cidade... Resumindo, acabei por não comprar quase nada e voltei ao barco mais cedo do que era suposto. Já em segurança, animou-me a festa marroquina, com toda a gente trajada a rigor.

A seguir ao jantar, mais um festão que voltou a acabar de madrugada – e desta vez não deu mesmo para dormir já que fomos “expulsos” dos camarotes às 9h00, para só conseguirmos sair do navio lá para as 14h00. Tudo porque um marroquino se infiltrara no barco e passara uma noite em grande – uma quebra inadmissível na segurança. Já cá fora, esperava-nos um grupo de policias, com cães, para se certificarem de que ninguém vinha carregado de mercadorias ilegais – e não sei como é que, depois de tantos avisos da organização, ainda houve quem fosse apanhado com droga na mala!

De volta a casa, a única coisa que queria mesmo era a minha cama, onde caí redonda e só acordei na segunda para ir para as aulas. Mas o saldo foi bastante positivo. Aliás, devia haver mais gente a arriscar fazer eventos como estes – já estamos todos fartos dos lançamentos, “cocktails” e festas em terra!"
Palavras para quê?
An unbelievably stupid newspaper column about a trip to Marrocos from a spoiled brat. Not worth the translation. Trust me.
via 1 pouco mouco

Algumas pessoas...



...têm mesmo demasiado tempo livre, com este utilizador do Flickr que criou um cubo de 18 cms feito de...elásticos.

This flickr user created a 7" cube using rubber bands.
via Boing Boing.

Quem diria



"Aprender a pensar implica uma atitude de liberdade interior perante os acontecimentos. Fomos criados numa cultura homofóbica; é nítida a dificuldade que muita gente tem - gente até culta e moderna e não sei que mais - de olhar serenamente para o amor e as relações entre pessoas do mesmo sexo. Há mesmo quem brade não ter "qualquer orientação sexual homofóbica", como se até a homofobia fosse uma questão de orientação sexual. Sexo, sexo, sexo: é esse o grande fantasma homofóbico."
Este é apenas um pequeno excerto da crónica de Inês Pedrosa, intitulada "A decência", esta semana na revista do Expresso. Que por sua vez traz um artigo bastante bom sobre como é ser lésbica em Portugal. Duas leituras recomendadas.
Some highlights about homossexuality in a portuguese newspaper.

27 novembro 2005

Depois de uns teasers...



...que não auguravam nada de bom, a Pixar finalmente lança um trailer de Cars que promete.

The new trailer of Pixar's next movie - Cars - is out.
via Digg.

Amerix



Menções a Walt Disney, George Bush e uma busca por armas inexistentes fazem parte do último livro do herói gaulês.

The references to America in the latest Asterix book.
via Metafilter.

13 razões...



...para trocar o Internet Explorer pelo Firefox.

13 reasons to change from Internet Explorer to Firefox.

25 novembro 2005

Puzzle animado



Um quebra-cabeças realmente original em que o objectivo é refazer a imagem utilizando como referência o pára-quedas que vai passando entre as peças.

A unique animated jigsaw puzzle. Original and fun to play.
via Digg.

Pensar globalmente

O projecto Worldprocessor decorre desde 1998 e o seu objectivo é a construção de globos terrestes que representem de forma criativa dados estatísticos geosociais e científicos. Um exemplo é este globo da expectativa de vida em cada nação:



O resultado mistura infografia, diagrama de redes e comentário humanístico. Até agora foram criados cerca de 300 globos que podem ser vistos aqui.

The Worldprocessor project maps geosocial and scientific data from newspapers and NGOs onto 12-inch-diameter plastic globes. The result is part infographic, part networking diagram, part humanistic commentary.

via Ursi's Blog. Outros links: Think Globally: artigo da revista Wired.

Ver para (não) crer



Com a utilização das actuais aplicações gráficas, distinguir imagens reais de imagens alteradas é cada vez mais difícil. E por isso as imagens verdadeiras mais incríveis são muitas vezes interpretadas como sendo falsas. Sobre este assunto, a revista Popular Science publicou um interessante artigo que está disponível aqui. E já agora, das imagens acima sabem quais são as verdadeiras e as photoshopadas?

Soluções (seleccionar linha com o rato): todas verdadeiras excepto a número 4.

With Photoshop and other graphic tools its becoming increasingly difficult to differentiate real images from the fake ones. Popular Science magazine talks about this issue in an article available online. By the way can you tell which of the photos above are true and which are false?

Answers (select line with mouse): all true except number 4.

Quebrar a corrente



Chain Mail: qualquer mensagem electrónica que pede ao destinatário para a reenviar para um novo grupo de pessoas. O conteúdo varia entre preces e notícias sensacionalistas. Poderá estar incluída também alguma forma de incentivo ("terá sorte nos próximos 10 anos") ou de punição ("terá azar nos próximos 10 anos").
Tommy Hilfinger não gosta que negros vistam a sua roupa e disse-o na Oprah Winfrey.

As garrafas de água de plástico não devem ser colocadas no frigorifico porque libertam uma toxina cancerígena.

Estes são dois exemplos de emails que recebi ultimamente e que são pura e simplesmente mentira. As campanhas de desinformação estão na moda devido a um fenómeno chamado chain mail, cujo único objectivo é recolher o maior número possível de endereços de email para spam. Para isso é criado um texto que seja suficientemente apelativo para incentivar as pessoas a reenviarem-no para "10 ou mais amigos".

As consequências deste tipo de esquema são várias: spam, desinformação e sobrecarga dos sistemas da net. É mau para todos e só benificia quem tenha objectivos menos lícitos.

Em caso de dúvida em relação a um texto recebido por email nada como consultar o site snopes.com. Em 90% dos casos o mesmo texto e a indicação da sua falsidade vai lá aparecer.

Para combater este fenómeno, e no caso de se receber um email que aparentemente mereça ser distribuído convém primeiro verificar se é verdadeiro, retirar os emails que aparecem na mensagem (de tantos forwards que geralmente já teve) e enviar de novo utilizando o BCC para indicação dos endereços.
Break the chain: Don't Send or Forward Chain E-Mail.

Como dizer se uma relação acabou...



...em 90 segundos.

Esta é uma das melhores curtas-metragens disponíveis no site Depict que propôe a criação de filmes que em 90 segundos retratem de forma imaginativa uma determinada situação.

PS: reparem também nos créditos finais aos actores

Transamerica



Já está online o trailer deste filme onde Felicity Huffman (a minha Dona de Casa Desesperada preferida) interpreta uma transsexual conservadora e bem integrada que descobre ter um filho de 17 anos pouco tempo antes de fazer a operação para mudar de sexo. A crítica tem sido excelente e a actriz é uma das mais mencionadas para as nomeações dos Oscares no próximo ano.

Felicity Huffman stars in a story about a conservative transsexual that discovers a 17 years old son just before submitting to a sex-change operation. The trailer is already online.

24 novembro 2005

Lemon e Choco à conquista da Europa de Leste



Que tudo corra bem, meninas. Divirtam-se e descansem. E pela foto acima, que resultou da busca da palavra "Budapeste" no Getty, aquilo deve ser animado :) Beijinhos e boa viagem.

The girls from the 2 tons blog are going on a vacation.

Georgia Aquarium



Abriu ao público o maior aquário do mundo. Fica em Atlanta e alberga mais de 100.000 animais distribuidos por 60 habitats, sendo um deles para a maior atracção do aquário, as baleias beluga.

The biggest aquarium in the world has opened to the public in Atlanta, USA.

Sofá versátil



Um sofá que se transforma numa cama é comum, mas um sofá que se transforma num beliche é a primeira vez que vejo. E ainda por cima não é preciso tirar os lençóis e cobertores para abrir e fechar. Uma boa ideia e uma excelente execução.

These sofas convert to bunk-beds by means of really ingenious design -- you don't even have to take off the sheets and blankets during conversion.
via Boing Boing.

Identificadores coloridos...



...para cabos. Uma boa idéia para manter o controlo dos cabos por trás do computador ou da televisão.

With the Cable-ID it is very easy to identify your cables and always find the right plug.
via Designer Spotter.

Fait-divers da semana



Apenas um mês separam estas duas fotografias de Mariah Carey. E o pior é que a da esquerda é a mais actual. Pelos vistos a grande moda agora é injectar gordura na cara para dar o ar mais rechunchudo da adolescência...

Only one month separate those two photos of Mariah Carey. And the left one is the more recent.
via City Rag.

23 novembro 2005

Microondas deixam o forno



Um esquentador de água que funciona com microondas será apresentado na próxima semana pela empresa Pulsar. Esta tecnologia reduzirá drasticamente os custos de energia e substitui esquentadores a gás e cilindros. Além das vantagens energéticas, o novo esquentador será do tamanho de uma pequena coluna de som, sendo ideal para as habitações actuais.

PS: O moçoilo da foto não virá incluído. Penso eu...

Hot Water Heater Using Microwaves Announced. New device to be unveiled next week in Toronto will drastically cut energy costs and totally eliminate the need to store hot water.
via Digg.

Se alguém estiver interessado...



...o original do famoso painel de Hollywood está à venda no Ebay. O preço mínimo de licitação é 300.000 dólares.

The original Hollywood sign is up for sale at Ebay. The base price is 300.000 dollars.

Estava todo orgulhoso...



...do floco de neve que fiz no Make-a-Flake até que entrei na galeria deles. Ao pé dos que lá estão o meu parece um napron...

Try to match the talent in the gallery of the Make-a-Flake site.

A varanda ocasional



O estudio holandês Hofman Dujardin Architecten patenteou um caixilho de janela que se pode transformar numa pequena varanda.

Amsterdam based studio Hofman Dujardin Architecten has patented a window frame which offers apartments dwellers in dense urban areas the pleasure of having a balcony.
via We make money not art.

No Reino Unido...



...um estudo da Amnistia Internacional mostra que 26% das pessoas acredita que uma mulher que usa roupa sexy ou reveladora é parcialmente responsável por ser violada. Pelos vistos, culpar a vítima afinal não é algo exclusivo dos países subdesenvolvidos.

New poll in the UK finds a third of people believe women who flirt partially responsible for being raped.
via MonkeyFilter.

As consequências fatais da masturbação...



...segundo um manual francês de 1844.

The fatal consequences of masturbation according to a 1844 French manual.
via Boing Boing.

Nada como ler...



...alguns posts do Go Fug Yourself para ficar logo bem disposto. Um blog dedicado a comentar de forma implacável os terríveis conjuntos que as estrelas usam. Fútil? claro. Divertido? Muito.

Go Fug Yourself: a fun blog about the fashion mishaps of the stars.

Porque é que gostamos...

   

..de cantos arredondados? De gadgets a sites na web nada lhes escapa.

No site basement.org tenta-se mostrar o porquê dessa preferência. E tudo se resume à atracção que o ser humano tem por formas orgânicas. Quer sejam para esconder o lado mecânico dos objectos quer seja para circunscrever a informação numa página da internet.

O post completo sobre o assunto pode ser lido aqui.

Why do we prefer rounded corners? an interesting theory by Richz at the basement.org site.

Intel inside



Em 1991 a Intel adoptou um jingle de três segundos que foi divulgado através de uma campanha publicitária de 350 milhões de dólares.
O jingle foi encomendado ao austríaco Walter Werzowa. As instruções que lhe deram foi que em menos de três segundos teria de evocar inovação, capacidade de resolução de problemas e o interior de um computador. Não sei se evoca tudo isto mas realmente quem é que nunca ouviu este som?

A história da sua criação pode ser lida no blog Music Thing numa rubrica dedicada aos jingles mais famosos da informática (que incluem o irritante som de entrada do Windows 95).

The story of the three-second's jingle adopted by Intel.
via Digg.

22 novembro 2005

Novidades só no Continente



A Netcabo é considerada a 'pior' na banda larga a nível nacional segundo um estudo realizado entre 3846 utilizadores de internet em Portugal.

Netcabo is considered the worst broadband internet service in Portugal according to a recent survey. No surprise here.
via DVD Mania.

Pequenas listas ou grandes listas...



...sempre na medida certa é o que proporciona este bloco de notas em forma de rolo de papel. Um dos melhores exemplos de forma e função que vi ultimamente.

Notepaper Roll Holder accommodates lists of any length.

Mimobots...



...é o nome destas pens concebidas por vários designers em edições limitadas.

mimobots: designer toy USB flash drives.
via Popgadget.

A Queda



Um filme polémico que segue os últimos doze dias de vida de um Hitler "humanizado". Passa hoje na RTP 1, às 23h30.

Downfall: a film that follows the last 12 days of a "humanized" Hitler is broadcasted today by the portuguese channel RTP1 (23h30).

A verdade dos factos



Excelente anúncio do canal alemão N24.

ad for the german newschannel N24.
via The Hidden Persuader.