21 outubro 2004

Mau Mau Maria



H� uns meses come�aram a aparecer pela vizinhan�a umas fotoc�pias sobre Nossa Senhora com uns dizeres que nunca cheguei a ler. Mais recentemente comecei a receber na caixa de correio correspond�ncia n�o solicitada do mesmo g�nero. Come�aram por ser uns postaizitos gen�ricos com a imagem da Virgem e agora j� aparecem aqueles envelopes tipo os das selec��es que entopem a caixa e trazem l� dentro fotografias da Virgem em grande. O grave � que agora j� v�m com o meu nome e morada. Portanto n�o sei muito bem o que se passou aqui. Que haja empresas que vendam as suas mailing lists infelizmente j� � comum, mas que um fen�meno que apareceu na vizinhan�a se transforme agora em correio personalizado � no m�nimo estranho.

Considero-me agn�stico, respeito as cren�as de cada um e por isso incomoda-me este tipo de atitude. Se eu quiser imagens de Nossa Senhora compro, pe�o a algu�m ou at� arranjo na loja dos chineses uma est�tua da Virgem que muda de cor consoante o tempo que faz l� fora. Agora n�o me invadam a caixa do correio com evangeliza��es prim�rias. Como se j� n�o bastassem as contas agora o correio tornou-se duplamente irritante.

Infelizmente eu noto � que o facto de ter sido criado como cat�lico gera em mim ainda pequenos conflitos que se manifestam em ocasi�es como esta. Por exemplo, o que fazer com esta correspond�ncia toda que tenho recebido ? Incomoda-me deitar ao lixo imagens de Nossa Senhora e incomoda-me rasg�-las. N�o deveria mas incomoda. Tal como ainda hoje beijo o p�o se por qualquer motivo o tenho de deitar fora. � totalmente irracional a meu ver. Tento encar�-lo como uma tradi��o enra�zada cuja origem perdeu o significado para mim, mas � claro que sei de onde isto vem. Por isso a irrita��o sobre o assunto n�o vem s� do facto em si mas tamb�m da reac��o que provoca em mim e que n�o consigo evitar. Enfim, o ser humano � realmente muito complicado...

0 bitaite(s):

Enviar um comentário