24 outubro 2004

� falta de melhor



Estive a fazer o primeiro teste do chamado "Campeonato Nacional da L�ngua Portuguesa". Em geral as quest�es est�o bem colocadas (embora a moderniza��o do di�logo pare�a um pouco for�ada) e gostei particularmente das que me obrigaram a um esfor�o extra ou fizeram recordar certos termos que j� n�o ouvia h� muito tempo. Mas embirrei com as quest�es sobre prov�rbios ou dizeres populares. Porque acho a sua relev�ncia relativa e na maior parte das vezes s�o express�es usadas apenas em certas zonas do pa�s o que torna o teste injusto. Enquanto que a express�o "tem as costas quentes" � in�cua e conhecida por todos (e se calhar por isso sup�rflua principalmente quando colocada perto do final do teste), ser� que para avaliarem o meu portugu�s � importante saberem se eu sei terminar o prov�rbio "T�o bela como o laranjal..." ?

J� agora, uma nota a t�tulo pr�tico. Acho que deviam ter colocado o impresso do teste num formato dobr�vel que permitisse o envio pelo correio e sem custos para os participantes. O formato de folha A3 dobrado que � preciso meter num envelope e pagar a franquia para participar n�o me parece o mais correcto e eficaz.

Enfim, isto � o que d� eu ter tempo de sobra num domingo � tarde.

0 bitaite(s):

Enviar um comentário